Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PARA O CONTROLE DA HANSENÍASE: RELATO DE EXPERIÊCIA
raphaela delmondes do nascimento, danielle christine moura dos santos, fabiana monteiro gomes pereira, Afonso Henrique Fernandes de Melo, Camila Maria Aguiar Pereira, JANAINA LARISSA SANTANA ANDRADE, José Willamis Henrique Nascimento Almeida, Laís Barreiros Pinto

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A hanseníase apresenta-se como uma doença endêmica no Brasil e Pernambuco encontra-se no cenário nacional entre os estados mais endêmicos, onde a maioria dos casos encontra-se na região metropolitana. Sua magnitude, associada às fortes consequências físicas, psíquicas e sociais provocadas no o doente e sua família, exige que a hanseníase seja o foco de discussão e implementação de ações resolutivas, intersetoriais e interdisciplinares, a fim de controlar e eliminar essa doença milenar da sociedade. Este é um relato das ações do projeto de extensão “Hanseníase em cena” que envolve uma articulação da Universidade de Pernambuco (UPE), com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, e com uma organização não governamental holandesa, a NHR Brasil (NetherlandsHanseniasisRelief – Brasil) - ONG estrangeira que apoia os projetos em prol da limitação da hanseníase.  Refere-se a uma ação de extensão universitária, pautada na educação popular em saúde, que tem fundamentação teórico-metodológica na perspectiva de Paulo Freire, onde a educação é realizada por meio de processos contínuos e permanentes de formação.. Quanto à orientação formativa, a proposta parte dos eixos da Política Nacional de educação popular em saúde (PNEPS-SUS). O projeto objetiva implementar práticas de educação popular em saúde através do teatro a partir da inserção de acadêmicos de enfermagem nas ações “Dia do Espelho” do Morhan, e outras ações do Movimento onde a atividade lúdica seja necessária. Essas atividades vão ao encontro com o compromisso da Universidade de Pernambuco em atuar nos problemas mais prevalentes do estado a partir de ações intersetoriais e interdisciplinares. A atividade busca, pelo teatro e ações lúdicas, desmistificar a visão histórica de negatividade da hanseníase e, por conseguinte, sua segregação e estigmatização social. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A atividade apresentada constitui-se uma linha de atuação do Grupo de Pesquisa e Extensão Hanseníase, Cuidado e Direito à Saúde, da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE, que conta com três docentes dos cursos de enfermagem, 25 estudantes, e registra ações desde 2011. O projeto “Hanseníase em Cena” conta com a participação nove acadêmicos de enfermagem, que são selecionados e capacitados para a realização das atividades, sendo o grupo modificado anualmente com saídas de alguns estudantes e inserção de outros. As ações do projeto se dão nas atividades Dia do Espelho, operacionalizada pelo Morhan e secretarias municipais de saúde de Recife e municípios da região metropolitana, com apoio da NHR Brasil e em outros espaços que o Morhan atua.  Para operacionalizar o Dia do Espelho, evento que acontece em um dia, são necessárias as etapas: Definição do município e território vinculado à Estratégia Saúde da Família onde será realizada a ação ( para isto o Morhan acompanha através da parceria com a NHR Brasil e Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco os indicadores de hanseníase, aqueles municípios com piores indicadores são contactados para realizarem a ação); Reunião para o planejamento da ação (definição de tarefas, recursos, responsáveis e local para realização – espaço comunitário ou na própria Unidade de Saúde da Família); Divulgação junto à comunidade; Dia da Ação (no dia da ação a população já mobilizada ao comparecer ao local é recebida com atividades de educação em saúde voltadas a hanseníase, com enfoque em conhecimentos fundamentais para a realização do auto-exame. Os usuários são estimulados a utilizar espelhos para auto-avaliação e convidados a realizar o auto-exame naquele momento, entrando em uma sala com a disposição de no mínimo dois espelhos, com tamanhos suficientes para refletir pelos menos 80% do tamanho do corpo de um adulto; Os usuários que desejarem serão analisados por profissional qualificado - profissional da equipe de saúde local- para realizarem o diagnóstico da doença). Os indivíduos diagnosticados com algum problema de saúde no exame dermatoneurológico são acompanhados pelas equipes locais. O Morhan juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e a NHR Brasil acompanha os segmentos dos casos descobertos. Para tanto a equipe de trabalho, formada por nove estudantes, conta com grupos de teatros que participam da etapa de educação com ênfase na conscientização das pessoas para a realização do auto-exame e detecção precoce da hanseníase, utilizando-se do referencial teórico da educação popular em saúde e da técnica teatral. Os estudantes ainda são inseridos ativamente nas demais ações no Dia do Espelho, apoiando as equipes de saúde local, nas etapas de planejamento e pactuações necessárias para a operacionalização da atividade. RESULTADOS: Anualmente os estudantes são selecionados e passam por capacitações com as temáticas: Participação social e a luta do Morhan; Educação em Saúde; Autocuidado e Hanseníase. O grupo se reúne semanalmente para planejamento das ações e momentos de estudos onde são abordadas temáticas pertinentes para o momento. Há ainda reuniões mensais com o Morhan para troca de experiências e planejamento das estratégias de ações. Anualmente as peças teatrais são revistas e ensaiadas pelo grupo sob a coordenação da coordenadora do projeto. Em 2014 houve a formulação de duas peças teatrais, uma intitulada de "A história de uma mancha...", para apresentação nas ações do Dia do Espelho, sendo veiculadas informações sobre: o que é a doença, sinais e sintomas, meio de transmissão, formas clínicas, diagnóstico (clínico e laboratorial), tipos de tratamento, auto-exame para detecção precoce dos casos, direitos e deveres das pessoas atingidas pela hanseníase, e outra com um teatro mudo abordando o estigma da hanseníase que foi apresentada no VII Seminário de Educação para Hanseníase de Pernambuco. Em 2015 outra peça teatral foi criada “Teatro Programa do Bem Estar” para apresentação também nas ações do Dia do Espelho. Em 2014 foram realizadas cerca de 30 apresentações do teatro nas ações do Dia do espelho do Morhan, em torno de 15 atividades e palestras educativas e busca ativa de casos de hanseníase em diversos municípios de Pernambuco, com uma média de 50 usuários envolvidos em cada ação. Após as atividades de educação popular em saúde foram realizados exames nas pessoas que apresentavam manchas na pele e 28 casos de hanseníase foram confirmados em cinco municípios trabalhados. Em 2015 o grupo já realizou mais de 22 ações com apresentações do teatro e palestras no Dia do Espelho, em escolas e na campanha nacional de combate a doença. As ações realizadas ‘in loco’ geram maior autonomia da população e o diagnóstico precoce da hanseníase, veiculando informações sobre o auto-exame. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com o projeto de extensão “Hanseníase em cena: implementando práticas de educação popular em saúde”, é possível adentrar na realidade das comunidades e, pela educação popular em saúde, mudar para melhor a situação da endemicidade pela hanseníase, fomentando a discussão de temáticas como: o que é a doença, sinais e sintomas, tratamento e cura, autoexame, autocuidado. O projeto ainda agrega a UPE a um segmento organizado da comunidade que luta por seus direitos, o Morhan. Salientando que a hanseníase tem cura e necessita de um melhor monitoramento das políticas públicas de saúde em prol de seu controle e eliminação.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; HANSENÍASE; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Referências


BRASIL. Portal Brasil. Ministério da Saúde (Org.). Brasil quer eliminar hanseníase até 2015. 2012. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2015/01/o-brasil-pode-eliminar-a-hanseniase>. Acesso em: 21 jan. 2015

BRASIL. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (PNEPS-SUS). Portaria N°- 2.761, de 19 de novembro de 2013, pesquisado em 14 de Março de 2014, no endereço eletrônico: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=20/11/2013&jornal=1&pagina=62&totalArquivos=168

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. Ed. São Paulo, 2008.

 

JACINTO, Deniz (1991). Teatro I. Porto: Lello & Irmão Editores.GUINSBURG, J; NETTO, J. Teixeira Coelho e CARDOSO, Reni Chaves. Semiologia do Teatro. S. Paulo : Editora Perspectiva, 1998.

 

MORHAN. Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. http://www.morhan.org.br.  Acesso em 25 de fevereiro de 2014.