Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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RELATO DE EXPERIÊNCIA - VER-SUS MACEIÓ VERÃO 2015
Kellyane Pereira Santos, Larisse Raizza dos Santos Cavalcante, Rafael Lima Fernandes, Aline Lopes de Santana

Última alteração: 2015-12-09

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência acerca do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que ocorreu entre os dias 23 e 31 de janeiro de 2015, no município de Arapiraca, estado de Alagoas. A vivência contou com 40 participantes (30 viventes e 10 facilitadores) que ficaram alojados/as nas salas de aula da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Este relato objetiva compartilhar a experiência de participação no VER-SUS, que se fez enquanto espaço de discussão e reflexão crítica acerca de questões sociais como racismo, desigualdade de gênero, sexualidade, desigualdades sociais, privatizações etc., que interferem atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia da vivência se deu de forma dialógica, através de trabalhos em grupos, que compartilhavam atividades desde a manutenção dos espaços físicos até as visitas e discussões em rodas de conversa. As ações de cada dia se desenvolviam sob um eixo temático de discussão, referentes ao SUS, a saber: Sociedade; Movimento Sanitário; Atenção Primária; Integralidade e Humanização; Saúde Mental; Reforma Agrária e Saúde; Público x Privado. Paralelo a estes eixos principais, os/as viventes puderam experienciar situações que através de místicas e dinâmicas de grupo promoviam reflexões, bem como espaços de opressões de gênero, raça e sexualidade. Além disso, parte da vivência ocorreu num assentamento do Movimento dos Trabalhadores sem Terra. Os participantes puderam conviver com tal comunidade numa relação de compartilhamento de atividades, histórias, experiências de vida. Todas essas atividades provocavam reflexões acerca das temáticas abordadas e da implicação dos viventes enquanto estudantes e profissionais no âmbito da saúde coletiva. O VER SUS possibilitou aos participantes conhecerem os serviços públicos de saúde, debater sobre temas relacionados a estes de forma transdisciplinar e contribuiu para o desenvolvimento de enfrentamentos das iniquidades sociais que incidem na atuação na área da saúde pública.

Palavras-chave


Integração Ensino-Serviço. Educação Permanente em Saúde. Saúde Coletiva.