Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Colocando em prática a educação, promoção da saúde em uma intervenção no curso da Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fabiano Brufatto, Henrique Domingues, Cheyenne Martins, Mariana Mutti, Cristina Beck, Itamar Lima

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


No sexto semestre do curso de bacharelado em Saúde coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tivemos a oportunidade de planejar uma intervenção de educação e promoção da saúde na casa de acolhimento Quero-quero em Porto Alegre, que abriga adolescentes de 12 a 18 anos de idade, que foram afastados do seu ambiente familiar por medidas de proteção a indivíduos em situação de vulnerabilidade social e risco social, em diferentes níveis de proteção e/ou através de medidas socioeducativas por terem cometido infrações ou delitos (encaminhados através do Plantão do Foro Central e da Justiça da Infância). A atividade foi proposta na Unidade de Produção Pedagógica de Promoção da Saúde ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim. Fizemos uma visita na casa de passagem para conhecer o território e ter um primeiro contado com os meninos. A experiência no início foi bem difícil pelo fato dos meninos estarem muito agitados, então tivemos a ideia de fazer um jogo de perguntas para tentar atrair a atenção deles. Num primeiro momento não teve nenhuma adesão, mas conforme fomos fazendo a atividade entre nós, eles mostraram interesse e participaram junto. Através dessa primeira atividade conseguimos obter informações para planejar a intervenção a partir das ideias que eles deram. Vimos que havia interesses diferentes: dança, batalha de funk, desenho...  Um dos estudantes, que é praticante de jiu-jitsu, começou a conversar com os meninos sobre artes marciais e observamos que eles ficaram interessados em fazer uma “aula-demonstração”. Então decidimos nos dividir em pequenos grupos e organizar as atividades para atender a todos os gostos dos meninos colocando em prática os valores da educação e promoção da saúde agregados durante as aulas. As atividades que escolhemos fazer foram: aula de jiu-jitsu, música/dança, desenho e jogos de tabuleiro educativos. Observamos que através das diferentes atividades que realizamos com os meninos, conseguimos levar até eles a reflexão sobre saúde, educação, ética e valores humanos. Trabalhar com populações vulneráveis é um desafio e para nós futuros Sanitaristas foi muito importante ter essa experiência de ir até um território, reconhecer, planejar e colocar em prática junto com as atividades o que aprendemos em aula.

Palavras-chave


Promoção da saúde, intervenção, educação

Referências


BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

 

FONSECA, Cláudia, et al; Estrutura e Composição dos Abrigos para Crianças e Adolescentes em Porto Alegre. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/naci/ Documentos/Relatorio_Naci_CMDCA_ abrigos Porto_Alegre.pdf>. Acesso em: 01 de outubro de 2015.

 

PREFEITURA Municipal de Porto Alegre. Fasc qualifica atendimento para crianças e adolescentes. Disponível em: <http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/ prefpoa/fasc/usu_doc/projetocasalarfinal.pdf>. Acesso em: 02 de outubro de 2015.