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PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO COTIDIANO
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
RESUMO: As perspectivas da Educação Permanente em Saúde é contribuir para uma saúde transformadora e dar subjetividade aos profissionais de todas as categorias de saúde para que possam fomentar e atuar com autonomia em seus territórios. Esse relato exitoso trás à tona a possibilidade do sujeito se reinventar, criar e protagonizar com as ferramentas potencializadoras da Educação Permanente em Saúde. Palavras-Chave: Fomentar-Protagonizar-Subjetividade. INTRODUÇÃO: As ações promovidas através da ludicidade e do Método ABP (Aprendizado Baseado em Problemas).O Sucesso dessa experiência bem sucedida, se deu com realizações de encontros semanais com cada Equipe de Estratégia de Saúde da Família, abordando os problemas das comunidades assistidas por eles bem como as dificuldades de comunicação entre as equipes e também dos usuários com os profissionais que sofriam com denúncias, ora reclamavam dos Agentes Comunitários de Saúde, ora com a falta de atenção dos médicos, e as afetações aumentavam. Com a implantação da Educação Permanente em Saúde, a proposta de refazer o modelo vertical onde ninguém falava a mesma língua foi desafiadora, visto que jamais haviam sequer trocado idéias, a não ser avaliações mensais para preencher papéis dos procedimentos e enviar para o sistema.O novo formato, inicialmente deixou a todos sem entender o que a ludicidade tinha em comum com esse novo modelo de saúde e relacionamento entre eles e a comunidade.Com o desfecho das ações, a mudança de comportamento inicial já mudou a ótica partindo dessa provocação, e surgiram várias propostas para solucionar os problemas.O primeiro passo era cada equipe saber a realidade da comunidade, do que viviam, qual era o perfil epidemiológico do local,qual era a cultura, o que as pessoas mais reclamavam,quais os usuários suspeitos de hipertensão e diabetes que não procuravam a UBS e não eram buscados, e quais as ações educativas já haviam sido executadas para inserir essas pessoas, e se eles, os profissionais, já haviam trocado idéias afim de melhorar os atendimentos dentro das necessidades dessa comunidade.Partindo daí, a primeira iniciativa da coordenação de Educação Permanente em Saúde, foi implantar um cronograma com oficinas mensais de Controle Social afim de colher os problemas,formular perguntas oriundas das discussões,levantar hipóteses sobre o surgimento das questões e o segundo momento, seguindo cronograma de Oficina de Controle Social, as soluções das equipes e também dos usuários são postas em prática e de forma lúdica,cada um escolhe como apresentar essas soluções, se, em forma de slides, se, em forma de paródia, teatro ou com cartolinas .Essa forma de apresentar soluções cantadas,encenadas,escritas, faladas e apresentadas em slides, deixaram todos com autonomia de buscar soluções. RESULTADOS: Melhoria das práticas, interação entre as equipes e comunidades com soluções e redução de denuncias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Educação Permanente em Saúde,permeia, provoca, fomenta e muda a maneira de agir em saúde. Uma saúde de qualidade, não basta só ter equipes completas em números, e sim com qualidade, compromisso e compartilhamentos de idéias, trocas de saberes e trabalhar junto com a comunidade, escutando,acolhendo, interagindo e ponderando.
Palavras-chave
FOMENTAR,PROTAGONIZAR,SUBJETIVAR