Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Grupo Tagarela
Flávia Sampaio, Lívia Maria Pinto, Carolina Viana, Alex Albuquerque, Noelle Brant

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


O grupo Tagarela foi criado para atender a demanda crescente de crianças com queixas de alterações na fala, linguagem , escrita , leitura e aprendizagem. Hoje ampliou-se para um trabalho de promoção de saúde infantil com foco no desenvolvimento motor global e comportamento infantil. Os objetivos do grupo são estimular a comunicação nas áreas da linguagem e fala. Estimular o desenvolvimento da aprendizagem escolar, o desenvolvimento das habilidades psicomotoras  e o entendimento e compreensão as regras de comportamento. Tem como objetivo também tornar-se um espaço de socialização e convivência dentro da unidade de saúde referida da população. O público alvo são crianças nas faixas etárias de 3 a 11 anos. A metodologia para realização dos encontros semanais consiste em  formatos diversos de atividades que vão atividades relacionadas a fala, linguagem e aprendizagem, consciência fonológica até exercícios psicomotores e atividades relacionadas ao comportamento e respeito as regras de convivência. O local onde são realizados os encontros é o auditório do CMS Alice Toledo Tibiriçá. Os dias dos encontros são quintas-feiras e horários é dividido em dois blocos: o grupo de crianças da faixa etária dos 3 aos 7 anos realiza as atividades das 14h00 às 15h00. O grupo de crianças da faixa etária dos 8 anos aos 11 anos realiza as atividades das 15h00 ás 16h00. Os coordenadores do grupo são os componentes da equipe NASF, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo, Pediatra e Educador Físico que se revezam em atividades para atender o foco e a demanda do grupo. Com a participação de Agentes Comunitários e a Equipe de Saúde Bucal da unidade. O grupo tem como auxílio para os pais um email onde são postadas as atividades realizadas nos encontros semanais e dicas para as famílias darem continuidade às atividades em casa.

Palavras-chave


Promoção de Saúde da Criança; Desenvolvimento Infantil, Socialização