Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A PROMOÇÃO E O CUIDADO À SAÚDE ORIENTADOS PELA EDUCAÇÃO POPULAR NA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA
JEANE CONSTANTINO PEREIRA, DAILTON ALENCAR LUCAS DE LACERDA

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


A disciplina de Saúde Coletiva é oferecida no oitavo período do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba e é composta por uma aula teórica semanal e dois dias de estágio prático na Unidade Integrada de Saúde da Família do Grotão situada no município de João Pessoa - PB. Ao longo desse período os acadêmicos participam de ações de promoção e educação em saúde utilizando como estratégia teórico-metodológica a educação popular. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo ressaltar as contribuições do Estágio em Saúde Coletiva para a formação acadêmica de estudantes de Fisioterapia. Trata-se de um relato de experiência realizado através da sistematização em um instrumento para Registro de Atividade Diária - RAD composto por impressões e reflexões das ações desenvolvidas. Ao longo desse período, os acadêmicos participaram do grupo do Hiperdia que tem como público-alvo hipertensos e diabéticos, acompanhamento da puericultura, oficinas na Escola Municipal Tharsilla Barbosa acerca da inclusão das pessoas com deficiência e atendimento fisioterapêutico à usuários do bairro com dificuldade de locomoção e acesso aos serviços de reabilitação. Em todas as práticas buscou-se utilizar metodologias ativas que possibilitassem uma maior integração entre os acadêmicos, trabalhadores da saúde e a comunidade. A educação popular, norteadora das práticas de promoção e cuidado à saúde foi uma ferramenta fundamental por possibilitar uma ampliação das perspectivas de atuação fisioterapêutica. Além disso, representa uma oportunidade de aproximação do acadêmico com a realidade dos usuários do Sistema Único de Saúde, estimulando assim uma formação mais crítica e humanizada na área. O estágio em Saúde Coletiva na comunidade do Grotão foi essencial para a formação acadêmica e pessoal dos envolvidos, pois possibilitou uma articulação entre ensino-serviço-comunidade fortalecida pela criação de vínculo, bem como uma melhor compreensão do processo de trabalho no âmbito da estratégia de saúde da família.  

Palavras-chave


Saúde Coletiva; Educação Popular; Fisioterapia