Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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SOFTWARE PARA AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Fabiola de Lima Gonçalves, Joel Sotero da Cunha Neto, Ana Carla Magalhães Teixeira Feijão

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


A formação em enfermagem exige um rigor próprio para que sejam desenvolvidas competências que promovam o cuidado de forma humana e responsável, portanto faz-se necessário a estruturação de parâmetros para que os docentes possam avaliar os discentes buscando-se a excelência do ensino.Trata-se de um relato de experiência desenvolvido enquanto intervenção, pois visa contribuir para o processo de avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado 1 do curso de Enfermagem de uma universidade particular do município de Fortaleza-CE. No primeiro momento, houve um encontro com as alunas da disciplina para que pudessem propor áreas e temas importantes de cada área como: saúde da mulher, criança, hanseníase, tuberculose, hipertensão e diabetes ações específicas do enfermeiro na atenção primária, e dengue, já que o estágio é realizado em um município endêmico em bairros de periferia. Participaram da elaboração dos itens sete alunas e posteriormente a professora avaliou a proposta de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde em suas publicações e também levou em conta a sua experiência enquanto profissional especializada em Saúde da Família. Posteriormente foi elaborada uma planilha no Office onde foram organizadas cada área de conhecimento e divididos os níveis de experiência para serem quantificados pelos alunos. Foi feito um levantamento inicial para se obter um diagnóstico das experiências dos alunos em cada área e também para melhor alocá-los nos setores, podendo assim, priorizar as diversas experiências a partir do que fora realizado no mês anterior. Em um segundo momento foi contatado um aluno do mestrado em Informática Aplicada que organizou a planilha em um software que irá auxiliar na análise da produção mensal de cada aluno. Cada um terá acesso ao sistema e informará diariamente o que observou, realizou junto com outro colega/profissional/professor ou realizou sozinho sob supervisão. Ao final do mês, cada um enviará o consolidado mensal para a professora que gerará um gráfico e saberá assim, de forma rápida e precisa quais as áreas em que o aluno precisa de mais oportunidades de aprendizagem. Além disso, o aluno tem claro que a sua meta é realizar a ação/prática sozinho, porém sob a supervisão da professora supervisora do estágio. O software está em fase de testes sendo utilizada uma das professoras da disciplina e alunos matriculados. Para o desenvolvimento do software foi utilizado o Microsoft Visual Studio 2013 que é uma plataforma de desenvolvimento de software. O programa foi desenvolvido para facilitar a auto-avaliação dos alunos e auxiliar o professor a identificar a quantidade de atividades práticas realizadas por cada aluno em áreas importantes para a sua formação. O software identifica o aluno através de sua matrícula da universidade e salva os dados fornecidos pelos alunos em um banco de dados. Entre os dados fornecidos pelos alunos está a quantidade de práticas realizadas em áreas como Criança, Dengue, Mulher, Tuberculose, Hanseníase, Diabetes, Hipertensão, Enfermagem. Nele também há um botão de envio dos dados, esse botão servirá para enviar todos os dados de quantidades de cada área praticada para o email da professora titular, juntamente com gráficos e uma avaliação prévia feita pelo próprio software para auxiliar a professora a realocar as alunas a fim de manter um equilíbrio entre todas as áreas de estudo. O papel dos profissionais de Atenção Primária á Saúde (APS) como coordenadora do acesso aos demais níveis envolve responsabilização pela saúde da população, outorga das necessárias autoridades administrativas e financeiras e reconhecimento quanto à essencialidade das funções exercidas pelas equipes de atenção primária (ALMEIDA et al, 2011).Uma das principais áreas de atuação do enfermeiro é a Atenção Primária à Saúde- APS, o que exige uma maior autonomia e um amplo espectro de competências. Assim, o Enfermeiro tem papel de grande relevância dentro da APS e necessitam uma formação que tenha uma boa qualidade de avaliação utilizando-se métodos e instrumentos de verificação.

Palavras-chave


Software; avaliação; desenvolvimento de competências

Referências


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