Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A Formação de Atores Sociais no Fortalecimento da Participação: Experiência de Educação Popular em Saúde
Vanderléia Laodete Pulga, Carolina Klaesener, Amanda Tamara De Souza, Raoli Scheidemantel Wagner, Carina Andressa Dick

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


APRESENTAÇÃO: A educação em saúde é uma ferramenta importante para qualificar a ação dos diferentes atores sociais que interagem na busca da integralidade da atenção à saúde e da universalização do acesso ao Sistema Único de Saúde. Este trabalho busca apresentar o Projeto de Extensão “Formação de atores sociais a partir da educação popular em saúde” que vem sendo desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Passo Fundo com estudantes, docentes e técnicos vinculados ao curso de Medicina em parceria com entidades, movimentos sociais populares, gestores e instituições formadoras. DESENVOLVIMENTO: Com o objetivo de qualificar atores sociais para a participação efetiva nos processos de formação em saúde, de gestão participativa e de controle social do SUS para a compreensão e defesa das políticas públicas setoriais e intersetoriais, o referido projeto teve parceria com a Rede Unida, a Fiocruz, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde estadual, as secretarias de saúde dos municípios da região e outras entidades. Dentre as principais ações desenvolvidas cabe destacar o Curso Formação de Atores Sociais através da Formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Marau/RS, Carazinho, Passo Fundo, Ernestina, Água Santa, Sertão e Pontão. Outra atividade formativa foi com o Movimento de Mulheres Camponesas. Além disso, a plenária regional de saúde realizada em fevereiro de 2015 sobre o “Contexto da saúde e os desafios atuais do SUS e do Controle Social” foi fundamental para a preparação à XV Conferência Nacional de Saúde. Também foram realizados Círculos de Cultura com mulheres camponesas, trabalhadoras urbanas, com assentados da Reforma Agrária, Comunidade Quilombola de Mormaça e com da Comunidade Indígena do Carreteiro. Além disso, o acompanhamento às reuniões do Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo e do Fórum da Saúde, o Seminário sobre o Programa de Avaliação da Atenção Básica e o Seminário sobre Saúde, arte e cultura também foram atividades relacionadas ao projeto. A metodologia adotada foi da educação popular em saúde que prima pela construção compartilhada de saberes e práticas, pela problematização, reflexão e aprofundamento das temáticas, pelo compromisso ético-político com a saúde e cidadania das pessoas, pelo vínculo, afeto e amorosidade nas relações, por metodologias participativas e pela transformação da realidade do educando nos serviços de saúde e no controle social. RESULTADOS: Este projeto possibilitou a formação de mais de 700 pessoas dos diferentes segmentos sociais envolvidos na implantação do SUS e vem transformando a forma de atuarem junto as suas equipes conforme relatos feitos durante o curso e os encontros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse processo também qualificou os atores sociais para a participação nas conferências de saúde e evidenciou a importância da articulação dos diversos atores da educação popular em saúde.

Palavras-chave


educação popular em saúde, formação, participação