Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PAINEL INTEGRADO COMO PRÁTICA INOVADORA NO ESTUDO DE POLÍTICAS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAUDE
Fabiola de lima Gonçalves, Islene Ferreira Rosa, Alessandra Ferrer Di Moura, Danielle Teixeira Queiroz, Mirian Calíope Dantas Pinheiro

Última alteração: 2016-01-11

Resumo


Trata-se de um relato de experiência vivenciada pelos docentes da disciplina de Estágio Supervisionado I, ofertada no oitavo semestre do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sobre a utilização de painel integrado, como uma estratégia da metodologia ativa para o estudo de Políticas na Atenção Primária. A metodologia foi aplicada em quatro momentos onde foi possível discutir os temas estudados de forma ampla. No primeiro momento os alunos foram divididos em três grupos (A, B e C), contendo seis alunos cada agrupando-se por livre escolha. Cada grupo leu o texto pré- definido, sob orientação dos professores que enfatizaram a importância das anotações, principalmente em relação aos postos-chaves a fim de que eles fizessem discussões e anotações individuais. O tempo foi de 40 minutos, bem como as etapas seguintes. Na atividade percebemos que a partir da avaliação da implantação, consolidação e ampliação de tecnologias de aprendizagem, os discentes respondam positivamente as necessidades de construção e reconstrução do saber, para o pensar e agir de forma crítica no contexto das Políticas relacionadas a Atenção Primária. Concluiu-se que, embora tenhamos as informações e a tecnologia em tempo real, o grande desafio do ensino acadêmico é a prática pedagógica ética, crítica, reflexiva e transformadora, ultrapassando os limites puramente teóricos e nesse sentido as técnicas de painel integrado, dramatização, painel de fotos e outros mais, desencadeiam a visão do todo, com a consequente expansão da consciência individual e coletiva do aprendiz. Para o ensino hoje, a tendência é a busca de métodos inovadores, para motivar o aprendiz e a efetivamente alcançar a formação não só como ser humano, mas o cidadão atuante na dialética da ação-reflexão-ação.

Palavras-chave


Políticas de Saúde; Enfermagem; Metodologias ativas

Referências


CAPRA F. A teia da vida – uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Cultrix: São Paulo, 2006.

CECCIM RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad Saude Publica. 2004; 20(5): 1400-10.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1998

MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Dez 2008.

ISSN 2179-4332