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A observação a realidade sobre o olhar da metodologia de pesquisa de Charles Maguerez: O conhecimento da puépera em relação a Triagem Neonatal
Última alteração: 2015-11-11
Resumo
APRESENTAÇÃO: Triagem Neonatal é o exame que se define na análise de algumas gotas de sangue do calcanhar de um recém-nascido com o objetivo de detectar a vulnerabilidade de oito doenças entre metabólicas, congênitas e infecciosas. Objetivo Analisar o conhecimento da puérpera sobre a triagem neonatal. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de campo, com coleta de dados através de questionário onde as depoentes foram 12 puérperas que participavam da consulta de puericultura. Foi utilizado como estrutura para o estudo o Arco de Charles Maguerez que têm em sua metodologia 5 etapas (observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade). Para aplicação da última etapa do método o grupo utilizou as Teorias de Madeleine Lenninger e a Teoria de Robert Gagné, as quais contribuíram para melhor compreensão do individuo pesquisado. A pesquisa ocorreu através da aprovação do comitê de ética e pesquisa nº0019/14. RESULTADOS: Após a análise dos dados evidenciou-se que a desinformação entre as puérperas sobre a triagem neonatal ainda é grande, havendo a necessidade da educação em saúde ser realizada em grupo. As trocas de experiências das puérperas favoreceram para o entendimento das informações e esclarecimentos das dúvidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O encontro com as puérperas possibilitou identificar a importância de se conhecer o perfil da clientela antes da implantação de qualquer ação de educação em saúde. A equipe da unidade após o estudo exposto evidenciou a necessidade da elaboração do grupo de gestantes ao qual proporcionou maior aproximação do enfermeiro e da equipe com as puérperas.
Palavras-chave
Puerpera, Triagem Neonatal e Enfermagem
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada.Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, Coordenação-Geral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.