Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ATIVIDADE EDUCATIVA: UM INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO A SAÚDE NA HIPERTENSÃO ARTERIAL
NATHALIE OLIVEIRA GONCALVES, ROSE MANUELA SANTOS, LUISA KECYANE CARDOSO

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


INTRODUÇÃO: Uma definição de promoção da saúde pode ser definida como um conjunto de estratégias que envolvem o campo de conhecimento teórico e também o campo das práticas transversais, com ações direcionadas a níveis de atenção à saúde. Com isso, pode-se destacar que a abordagem do profissional de saúde deve abrir espaços para que o usuário possa ter co-participação no seu tratamento, evitando que a atenção à saúde seja  meramente curativa e tecnicista. Dessa forma as Diretrizes da Educação para a saúde foram definidas, pelo Ministério da Saúde, em 1980, como atividades planejadas que tinham como objetivo criar condições para produzir transformação de comportamento. Diante disso, o objetivo do estudo foi conhecer as atividades educativas realizadas pelos profissionais do programa Hiperdia a fim de alcançar uma sensibilização sobre o estilo de vida dos indivíduos com Hipertensão Arterial.     MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os entrevistados se expressam livremente sobre o tema. A pesquisa foi realizada em uma UBS do município de Jequié-BA. Utilizamos como critérios de inclusão a UBS, que tinha um expressivo numero de hipertensos cadastrados e funcionava o Programa HiperDia, as entrevistas foram realizadas com 15 indivíduos hipertensos com idade superior a 18 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e assinatura prévia dos sujeitos no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto de pesquisa foi encaminhado para análise e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número 012/2009.      Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2010) onde inicialmente foi realizada à transcrição na integra das entrevistas, posteriormente a pré-análise que buscou contemplar por meio de uma leitura flutuante dos depoimentos para a constituição do corpus da pesquisa. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Neste estudo foi definido uma categoria onde abordou a questão das atividades educativas na Unidade e duas subcategorias, os que nunca participaram e os que já participaram.   CATEGORIA 1: Atividades educativas na Unidade Subcategoria 1.1: Nunca participaram De acordo com as falas pode-se perceber a inexistência de atividades educativas na Unidade de Saúde em estudo. A pergunta abordava a existência de grupos ou palestras que abordavam a educação em saúde voltada para a Hipertensão Arterial.   [...] Não. [...] Aqui. Aqui nunca teve não. [...] Aqui mesmo. Aqui mesmo não. [...] Nunca. [...] Não. [...] Não, não, não. Eu nunca vim aqui pra palestra nenhuma. A implementação de ações de educação centrada nas necessidades do pacientes é mais efetiva para a melhoria do conhecimento da hipertensão arterial que informações prestadas de rotina durante a consulta, e os pacientes atendidos no programa sentem falta de atividades nas quais indivíduos com problemas de saúde parecidos possam partilhar experiências e duvidas. Subcategoria 1.2: Participaram Nos relatos apresentados pelos entrevistados, pode-se perceber que uma minoria responderam que já haviam participado de um grupo em que era trabalhado o tema.   [...] Eu já participei já, a muitos anos passado, quando eu era atendido em outro Posto, que a doutora especialista, ela fazia reuniões e explicava muita coisa. [...] Já. Eles que me explicaram isso que eu tô te falando. Por ser a hipertensão arterial uma doença multifatorial, o desenvolvimento e a implementação de estratégias de intervenção, em particular, aquelas de educação em saúde, envolvem uma ótica ampla na qual devem ser considerados aspectos individuais e coletivos.   CONCLUSÃO: A realização da pesquisa foi de grande importância para elucidar quanto a inexistência de atividades coletivas voltadas para a sensibilização de indivíduos com hipertensão arterial, e o quanto os mesmos ficam carentes de informações. A educação em saúde é reconhecida pelo seu potencial para a redução de custos junto a diversos contextos da assistência, por favorecer a promoção do auto-cuidado e o desenvolvimento da responsabilidade do paciente sobre decisões relacionadas à saúde. A educação do paciente é vista como questão importante para a adesão ao tratamento, no estabelecimento do autocuidado e no combate a morbimortalidades. Logo, a educação em saúde consiste em um dos principais elementos da promoção da saúde e, portanto, para que se obtenha melhores condições de vida. As experiências educativas com usuários portadores de hipertensão devem fazer referencia à perspectiva de formação da consciência critica sobre a saúde individual.   Palavras-chave: Saúde da família; Educação em Saúde; Hipertensão.                  

Palavras-chave


Saúde da família; Educação em Saúde; Hipertensão.

Referências


¹ BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: documento para discussão. Brasília, DF, 2002.

 

² GAZZINELLI, MF; GAZZINELLI, A; REIS, DC; PENNA, CMM. Educação em saúde: conhecimentos sociais e experiências da doença. Cad. Saúde Publica 2005.

³ BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5ª Ed. Edições 70. Lisboa, 2010.

 

4 CHAVES, E.S.; LÚCIO, I.M.L; ARAÚJO, T.L; DAMASCENO, M.M.C. Eficácia de programas de educação em saúde para portadores de hipertensão arterial. Rev Bras Enferm. 2006.

 

5 ZERNIKE, W.B.N.; HENDERSON, A.B.S. Evaluating tehe effectiveness of two teching strategies for patients diagnosed with hypertension. J Clin Nurs. 1998.