Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O TEATRO ENQUANTO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE
Vivian Costa da Silva, Alcindo Antonio Ferla

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO E OBJETIVO: O teatro é uma potente estratégia metodológica para pesquisas qualitativas em saúde, pois promove maior aproximação do pesquisador e sujeitos de pesquisa e emerge como prática social capaz de produzir movimentos de mudanças sociais. A pesquisa qualitativa realizada através do teatro busca a integralidade da participação dos sujeitos da pesquisa, valorizando as histórias e experiências de vida, a análise e reflexão coletiva para a ação transformadora de uma realidade.   Desenvolvimento do Trabalho: Ao traduzir o nosso cotidiano, o teatro torna-se uma potência e estratégia que permite as pessoas reconhecerem e identificarem as suas ações e práticas, e ensaiar movimentos de transformação social. Ao apresentar cenas e jogos teatrais para os sujeitos da pesquisa, o teatro ainda permite a adoção da estratégia de convidar esses sujeitos para saírem da condição passiva de espectadores, e por meio da dramatização, entrar na cena proposta e experimentar outras formas de ações possíveis. Essas cenas podem ser construídas e atravessadas pelas histórias de vida do coletivo de sujeitos participantes e são ricos e potentes dispositivos disparadores de reflexão e problematização. Quando o ator-sujeito de pesquisa entra na cena proposta mobiliza os recursos teatrais disponíveis, os sentimentos, conhecimentos, pensamentos, estratégias e inquietações.  Assim, o momento de dramatização torna-se um momento pedagógico que permite ao ator explorar, criar, improvisar, reinventar as práticas e construir alternativas possíveis de mudanças, ensaiando e experimentando ações para uma possível transformação na vida real. RESULTADOS: O teatro permite problematizar as situações cotidianas vivenciadas pelos trabalhadores e usuários de serviços de saúde, e deste modo colocam em cena o trabalho, o cuidado, a saúde. Ao propor uma ação diferente na cena corriqueira e cotidiana dos processos de trabalho, o teatro desmecaniza as práticas e ações de saúde e devolve ao mundo do trabalho o desafio de refletir e problematizar a partir do cotidiano do trabalho, reinventando as práticas profissionais. A dinâmica promovida permite aos sujeitos perceber, integrar, interpretar elementos, reforçar a compreensão de mundo e ressignificar a realidade de outra forma. E deste modo, intensifica emoções, cria movimentos, produz aprendizagens e amplia conhecimentos coletivos sobre o tema da pesquisa. O teatro como estratégia metodológica possibilita a transformação do sujeito de pesquisa em ator social, permitindo ao sujeito tomar si como foco de experiência, produzir dobras com os acontecimentos e conhecimentos, e protagonizar as mudanças que desejam. A dinâmica teatral permite articular conhecimento e ação para um saber-fazer produtor das ações transformadoras e mudanças que desejamos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na etimologia latina, o conhecimento – cum nascere – significa nascer junto. Nesta compreensão, a produção de conhecimentos através de pesquisas científicas não precisa ser uma prática solitária do pesquisador. O teatro permite o compartilhamento e construção do conhecimento em uma dimensão coletiva, integrando as motivações, percepções, criatividade, análises e proposições dos sujeitos de pesquisa. O teatro enquanto estratégia metodológica permite a construção de conhecimento compartilhado pois permite que os sujeitos de pesquisa participem de todas as etapas da pesquisa, desde o levantamento dos dados, passando pela análise e formulações de ações e propostas para enfrentar o problema tema da pesquisa. 

Palavras-chave


teatro;pesquisa;saúde coletiva