Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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I TORNEIO FUTSAL- COPA MEDCAPS: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE CONVÍVIO E APRENDIZADO EXTRAMUROS
Tiago Rocha Pinto, Rafael Barros Gomes da Camara, Lucas Pereira Melo, Ana Luiza Oliveira Oliveira, Igor Henrique Santos, Felipe Eduardo Trindade Dutra Tavares, Dandara Lima Lopes, Alison Ranieri Souza

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de uma atividade extracurricular protagonizada por um grupo de alunos e professores do curso de graduação em medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte- EMCM, envolvidos no Projeto de Extensão “Associação Atlética Acadêmica de Medicina Multicampi-UFRN/ Caicó-RN. A proposta teve por objetivo propiciar um momento de prática esportiva de modo integrado com as atividades recreativas e de lazer ofertadas aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSIII “Arte de Viver”) do município. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O “I Torneio de Futsal- Copa MEDCAPS” contou com a participação de quatro equipes, das quais uma foi composta por usuários do CAPS, duas equipes de alunos e uma de professores do referido curso.  O torneio foi todo articulado pelos próprios alunos em conjunto com o educador físico do CAPS, tendo sido realizado numa quarta-feira à noite na sede do Clube dos Oficiais do Exército Brasileiro. O evento também contou com a presença de outros alunos, amigos e familiares além de pessoas que transitaram pelo local e pararam para assistir e prestigiar os jogos. RESULTADOS: Pode-se afirmar a partir desta iniciativa, importantes questões puderam ser atingidas e mobilizadas tanto para os alunos quanto para os usuários. Entre estas, destaca-se: 1) a desmistificação acerca da loucura e do papel na sociedade dos indivíduos acompanhados em serviços de saúde mental; 2) a ocupação de espaços de convívio e lazer que se revelam na ampliação de territórios existenciais; 3) a efetivação de Redes de Atenção Psicossocial envolvendo diferentes atores e cenários; 4) a legitimação de uma formação profissional mais humana e comprometida com as problemáticas da população e,  5) o sentimento de pertencimento grupal e aprendizado que extrapola os limites dos livros e salas de aula. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As repercussões da experiência se fizeram notar logo no dia seguinte da atividade. Alunos e professores envolvidos revelaram a satisfação em ter participado, bem como do desejo de continuar e promover outras ações como esta. Do mesmo modo, pudemos reconhecer a alegria e motivação dos usuários do CAPS em ter vivenciado este momento, como dos profissionais da instituição em poder estreitar relações com a EMCM e alavancar outras parcerias. Assim, avaliamos que as potencialidades do I Torneio de Futsal não se resumiram a uma única noite e nem se encerraram nela. Outras portas foram abertas e seus reflexos já se fazem presentes em novos diálogos e possibilidades de convívio e aprendizado em cenários extramuros, pavimentando novos caminhos na integração ensino, serviços e comunidade.  

Palavras-chave


Educação Médica; Redes de Atenção Psicossocial