Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VER-SUS NO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL: VISÃO DO VIVENTE
Antônio Carlos Gonçalves de Carvalho, Mariane Alves de Sousa, Danielle de Sousa Leal, Tiago da Rocha Oliveira, Lindalva de Moura Rocha, Carlos Eduardo Nunes, Maria Rosiane de Moura, Eduardo Carvalho de Souza

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: O projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) tem, entre seus objetivos, procurar estimular a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações e assim se qualificarem para atuação na saúde pública. Com isso, o presente estudo visa relatar a experiência vivida por participantes do projeto VER-SUS no fortalecimento da prática profissional. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo com enfoque em um relato de experiência de acadêmicos, da área de saúde, ao participarem de um estágio de vivência no SUS. A experiência aconteceu no mês de agosto de 2015 na cidade de Picos - PI. RESULTADOS: Participaram da vivência 16 estudantes e 4 facilitadores, todos estudantes de graduação, de diversos cursos e de diferentes instituições de ensino do estado do Piauí. Observou-se, que parte dos estudantes mostraram-se deficientes com relação a compreensão e desempenho de atividades relacionadas a temáticas do SUS. Outro ponto que merece destaque está relacionado com a relevância dos estágios de vivência na formação de todos os participantes, bem como a significância da experiência interdisciplinar e multiprofissional, que ocasionou a troca de informações e conhecimento adquirido e, consequentemente, uma maior qualificação para atuar no sistema de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência proporcionada pelo Projeto VER-SUS contribuiu para o reconhecimento da interdisciplinaridade propondo aos viventes uma oportunidade ímpar em suas vidas acadêmicas; transformando-os em futuros profissionais que hoje estão imersos na academia, mas que em um futuro próximo estará inserido no mercado de trabalho e terá a oportunidade de praticar um serviço diferenciado, humano e empático ao sofrimento alheio.