Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Lesões ortopédicas ocasionadas por quedas no município de Lagarto-SE
Aline Gonçalves Santos Viana, Camila Fontes Farias, Josefa Marlene de Santana Fontes, Laís Melo Andrade, Manoel Moreira de Gois, Sylvia Karoline Silva Santos, Rebeca Silva Moreira, Roberto dos Santos Lacerda

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: As quedas apresentam impacto importante sobre a morbimortalidade e como causa de internações em serviços púbicos de saúde, como apontou o trabalho de Gawryszewski, Koizumi e Mello-Jorge (2004), se configurando como problema de saúde pública. O conhecimento das principais lesões ortopédicas decorrentes desse tipo de agravo é imprescindível para que profissionais da saúde sejam capazes de participar da assistência e tratamento das vítimas de forma qualificada, potencializando a recuperação das mesmas. O objetivo foi identificar as lesões ortopédicas mais frequentes que tem como fator desencadeante a queda. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Estudo quantitativo que buscou fazer análise do número de lesões ortopédicas mais frequentes decorrentes de quedas. A pesquisa foi desenvolvida em um Hospital de Lagarto-SE, utilizando como instrumento os prontuários de atendimentos do pronto socorro, referentes ao primeiro semestre do ano de 2012. Os prontuários foram selecionados de acordo com a causa do atendimento, nesse caso a queda, identificando-se posteriormente o tipo de lesão no campo diagnóstico/ descrição, os dados eram contabilizados em planilha informatizada. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: O número de quedas correspondeu a 1214 ocorrências. Diversos tipos foram encontrados: queda da própria altura, quedas de bicicleta e quedas de animais como cavalo. As lesões relacionadas às quedas foram divididas em quatro grupos: fraturas, contusões, luxações e outras lesões. Considerando as lesões ortopédicas observou-se a seguinte ordem: as fraturas corresponderam a 13,5% das quedas totais, contusões 6,5%, luxações 3,1%. Lesões como escoriações (4,3%), Traumatismo Crânio Encefálico (2,7%), Ferimento contuso cortante (4,4%) também foram frequentes, as outras lesões corresponderam a 65,5%. Foram encontradas no grupo fraturas a ocorrência das mesmas em diversos ossos: rádio, fêmur, úmero e ossos da face. As contusões foram encontradas em ombro, cotovelo, quadril e pés. As luxações apareceram em menor número, encontradas em braços, dedos e cotovelo. No grupo relacionado a outros tipos de lesões foram quantificadas: escoriações, ferimento corto-contuso (FCC), hematomas e traumatismocranioencefálico (TCE). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados encontrados apontam a importância das quedas no grupo das causas externas de morbimortalidade. A descrição das lesões mais frequentes, além contribuir para demonstrar dados epidemiológicos mais atuais, contribui para o planejamento de estratégias e ações de promoção e prevenção, bem como para a melhor assistência.   

Palavras-chave


Causas Externas; Morbidade; Epidemiologia

Referências


GAWRYSZEWSKI, V.P; KOIZUMI, M.S; MELLO-JORGE, M.H.P.D. As causas externas no Brasil no ano 2000: comparando a mortalidade e a morbidade. Caderno de saúde Pública, Jul./ago., 2004.