Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A visão do estudante no mundo do trabalho: avaliação da Unidade de Pratica Profissional
Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Elane Taipeiro, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Osni Lázaro Pinheiro, Maria de Lourdes Botta Hafner

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Faculdade de Medicina de Marília (Famema), em seus Cursos de Medicina e Enfermagem, desenvolve o currículo integrado e orientado para o desenvolvimento de competências profissionais. Utiliza-se como estratégia pedagógica a metodologia de aprendizagem ativa, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda série dos Cursos de Medicina e Enfermagem busca dar continuidade ao desenvolvimento de habilidades nas áreas do cuidado individual, do coletivo, de gestão dos serviços de saúde e de iniciação científica. Para isso, fundamenta-se na lógica da vigilância em saúde, com ênfase na atenção primária, já iniciada na primeira série. Para que se alcancem os desempenhos propostos para a série, são necessárias realizações de ações, nas quais, são articulados atributos cognitivos, afetivos e psicomotores, realizados em cenários diversos da rede de cuidados à saúde. A inserção responsável e comprometida de estudantes e docentes nos cenários reais, desde a primeira série dos cursos, visando à integração prático/teórico e ensino/serviço vem sendo o alicerce em torno do qual se tece uma nova forma de ser, fazer e conhecer. Nos diferentes cenários de ensino/aprendizagem utilizados para seu desenvolvimento, as atividades são realizadas em pequenos grupos e os estudantes são estimulados a problematizar as situações e desafiados a descobrir e conhecer os caminhos que lhes permitam aprender e construir sua formação profissional. A 2ª série desses cursos está organizada em Unidades Educacionais: Unidade de Prática Profissional (UPP), Unidade Educacional Sistematizada (UES), Apoio à Prática Profissional e Unidade Educacional Eletiva (UEE), mantendo os pressupostos curriculares.  A UPP, objeto deste estudo, desenvolve-se em dois cenários: o real – Unidade de Saúde da Família (USF) e o simulado – Laboratório de Prática Profissional (LPP).  Para avaliação, nos diferentes cenários, é utilizado o Formato cinco (F5), que tem como objetivo avaliar o planejamento institucional da aprendizagem. O F5 é constituído pelos seguintes itens: Proposta da UPP, Processo de ensino-aprendizagem nos cenários reais e simulados, Organização da Unidade, Comentários adicionais e ou sugestões/ recomendações. Nessa pesquisa apresentamos os resultados referentes aos dois primeiros itens do formato. OBJETIVOS: Analisar a avaliação da UPP2 na visão dos estudantes da segunda série da Famema, caracterizando a percepção da pertinência da Proposta da UPP para a formação de Enfermeiros e Médicos e para o momento de aprendizado em que eles se encontram e identificar a efetividade do Processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no cenário real e simulado, considerando a articulação teórica com a prática e entre diferentes cenários. Método: pesquisa qualitativa fundamentada na Teoria de Representações Sociais (TRS) e analisada pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Na interpretação da realidade, o compartilhamento das representações sobre um mesmo fenômeno, entre os diferentes indivíduos e grupos sociais, entende-se que há a construção de uma representação social, que são formas de conhecimento elaboradas e compartilhadas com objetivos práticos do cotidiano, e contribuem para a construção de uma realidade comum a um mesmo conjunto social. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Famema.  A amostra foi intencional, constituída pela escolha de 41 formatos de avaliação da UPP, desenvolvida na Atenção Primária à Saúde (APS), preenchidos pelos estudantes da segunda série. A sequência da análise para elaboração dos discursos foi: (1) Análise dos depoimentos coletados na leitura dos formatos selecionados; (2) Análise da resposta de cada um em particular, assinalando as expressões-chave; (3) reconhecimento das ideias centrais de cada resposta; (4) agrupamento e análise de todos os conjuntos análogos entre ideia central e expressões-chave; (5) Caracterização da ideia central (IC) dos conjuntos análogos, que é uma composição das ideias centrais de cada discurso; (6) elaboração dos discursos do sujeito coletivo de cada categoria. Resultados: Referente à pergunta: “Qual a pertinência desta Unidade de Prática Profissional para a formação e enfermeiros e médicos e nesta etapa da aprendizagem?" foram estruturadas as seguintes ideias centrais: vivência no mundo do trabalho; aproximação com a realidade do SUS e estímulo à aprendizagem; propicia a vivencia interprofissional e das relações humanas de forma ética e complementa a aprendizagem da UPP1; pertinente por que mudou; não é pertinente. Nos discursos, foi evidente a pertinência da UPP para formação de médicos e enfermeiros, corroborando com o que foi planejado no caderno de atividades da segunda série e o que se preconiza para a formação dessas duas categorias profissionais, descritos em seus projetos pedagógicos. Há que se destacar nos apontamentos referentes a não pertinência da UPP nesta etapa da aprendizagem, que estes foram justificados pelo tempo que os estudantes consideram que perdem com essa atividade, embora alguns reconhecem que a mudança na organização foi positiva.  Da pergunta: Processo de ensino-aprendizagem: "A forma como a UPP foi organizada contribuiu para que você mobilizasse os recursos cognitivos, afetivos e psicomotores para a identificação das necessidades de saúde e para a resolução de problemas no desenvolvimento das tarefas propostas?", emergiram quatro ideias centrais: o planejamento da UPP contribui para a aprendizagem; contribuiu em parte; falta propósito; falta planejamento. Os estudantes referiram que o planejamento contribuiu totalmente, como preconizado em seus currículos, e em partes para sua aprendizagem, quando se tem como premissa os cuidados segundo a lei orgânica de saúde e pela incorporação da Atividade da Prática Profissional (APP). Alguns estudantes destacam também a falta de planejamento e propósito da UPP. Ao responderem a segunda pergunta do item 2: “A forma como a UPP está organizada contribuiu na articulação com a UES (Unidade Educacional Sistematizada)?" apontaram as seguintes ideias centrais: houve articulação, o que favoreceu o aprendizado ativo: entender a teoria da prática e a prática da teoria; realidade imprevisível, na qual o nível de articulação esperado confronta-se com o possível; faltou articulação porque não acrescentou muito ao conhecimento; em algumas situações a articulação foi pouco frequente, faltando sintonia e sincronia. Ao avaliarem, se a forma como a UPP está organizada contribuiu na articulação com a UES, os estudantes destacaram que a articulação foi possível entre os cenários na maioria das vezes e contribuiu para a correlação teórico-prática. Indicaram também que a realidade é imprevisível e nem sempre foi possível articular temporalmente os dois cenários de aprendizagem, pois não se tem um controle total sobre as necessidades de saúde que aparecem na vida real. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível constatar a efetividade do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nos diferentes cenários considerando as inter-relações entre o que está sendo estudado na UES e o que está sendo abordado no contexto prático, o que torna o aprendizado mais enriquecedor. Tendo em vista o processo de avaliação formativa instituído na Famema, que permite a correção dos percursos educacionais durante o seu desenvolvimento, esses resultados, identificando as fortalezas e fragilidades do processo, fornecem subsídios à Instituição para replanejar as atividades curriculares, seja do ponto de vista do papel do professor no processo ou da organização das Unidades Educacionais na operacionalização das estratégias de aprendizagem.

Palavras-chave


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO MÉDICA; FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM.

Referências


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