Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A VISITA DOMICILIAR ORIENTADA PELA EDUCAÇÃO POPULAR COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO COM A COMUNIDADE
Régis Jackson Morais de Medeiros, Bruna Lima Miranda, Laura Verbena Alves, Jeane Constantino Pereina

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa Mais Saúde na Comunidade é uma atividade de extensão popular da Universidade Federal da Paraíba que possui como estratégia teórico-metodológica a Educação Popular em Saúde (EPS). Nesse sentido, as ações do programa envolvem várias frentes, sendo uma delas as visitas domiciliares, também chamadas de tutorias. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato da experiência a partir das impressões e reflexões dos extensionistas que realizam visitas domiciliares a moradores da comunidade do Grotão, bairro localizado no município de João Pessoa-PB. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A partir de uma articulação com a Unidade Integrada de Saúde da Família (UISF) do Grotão, os moradores que necessitam de acompanhamento são identificados pela equipe e os estudantes através de visitas domiciliares passam a conhecer a realidade da família, bem como oferecem orientações e desenvolvem metodologias próprias da EPS, orientando-se pela amorosidade, respeito, construção do vínculo, troca de saberes e escuta qualificada. Um dos grupos realiza tutorias no domicílio de uma usuária de 79 anos, casada, aposentada e que foi diagnosticada com Alzheimer desde 2005. Hoje, devido à evolução da doença, ela não apresenta falas concatenadas, depende de cadeira de rodas para locomoção e dos cuidados de seus familiares com sua alimentação, medicação, higiene pessoal e outras atividades diárias. Vive na residência de sua filha e de seu genro com seu marido e seu neto.  Cada tutoria iniciou com um diálogo voltado para a troca de informações sobre os fatos ocorridos entre uma e outra visita, para o debate de temas que envolvem o processo saúde-doença e para a discussão de outros assuntos de interesse da família. Visando integrá-los, são realizadas dinâmicas que estimulam a prática de atividade física através da música e da dança. RESULTADOS: No decorrer das visitas, foi possível verificar a criação de vínculo entre os extensionistas e os membros da família, por meio da adesão às atividades propostas e da abertura e liberdade durante as conversas; a melhora no humor da usuária; o crescimento do diálogo; a tomada de consciência sobre as limitações e potencialidades de cada um. Além disso, percebe-se que esta experiência estimula a reorientação das práticas de atenção à saúde além de construir profissionais comprometidos socialmente com as reais necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As tutorias domiciliares mostram a importância do espaço domiciliar enquanto instrumento de promoção da saúde e cuidado. Por fim, a extensão universitária orientada pela educação popular aproxima os sujeitos, possibilitando ao estudante enxergar o indivíduo de forma integral e humanizada.