Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Experiência em ensino-serviço: A Residência Integrada de Gestão em Saúde
Francine dos Reis Pinheiro, Cristiane Veeck, Rael Xavier, Stefania Rosa da Silva, Virgínia de Menezes Portes, Giovanna Carvalho de Oliveira, Desirée dos Santos Carvalho, Rodrigo de Oliveira Azevedo

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Este trabalho apresenta um relato da experiência da ênfase de Gestão em Saúde da Residência Integrada em Saúde (RIS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Iniciada em 2013, esta ênfase é composta por três profissionais graduados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas ou Ciências da Saúde. O objetivo principal é especializar profissionais para atuar em gestão de sistemas e serviços de saúde nas áreas de planejamento, gerenciamento, monitoramento e avaliação, assim como, na organização de redes de atenção à saúde, a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O diálogo entre ensino e serviço possui papel fundamental no cenário da saúde pública brasileira. Entende-se, portanto, que é a partir desta interlocução que ocorre um compromisso da formação em responder as necessidades em saúde da população, considerando o contexto real. A Residência Integrada em Saúde baseia-se na integração ensino-gestão-atenção-controle social, partindo do princípio que o quadrilátero da formação seja capaz de subsidiar um itinerário potente e comprometido (CECCIM; FEUERWERKER, 2004). O programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) do GHC foi instituído em julho de 2004, a partir de um projeto financiado pelo Ministério da Saúde. A RIS é considerada uma modalidade de pós-graduação lato sensu, de caráter multiprofissional, realizada em serviço, acompanhada por atividades de reflexão teórica, orientação técnico-científica e supervisão assistencial. Atualmente, o programa possui sete ênfases: Atenção ao Paciente Crítico, Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Onco-Hematologia, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental e Gestão em Saúde. A proposta de itinerário pedagógico se dá por meio de diferentes campos de estágio, sendo que sua organização possibilita conhecer diversas atuações de gestão nos diferentes níveis de atenção em saúde a partir dos serviços prestados pelo GHC. Além disso, possibilita a análise de organização, monitoramento e gerenciamento dos serviços e ferramentas de apoio à assistência e à gestão. A formação possui três eixos: Gestão da Atenção à Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; e Planejamento, Monitoramento e Avaliação. Por tratar-se de um relato de experiência, a proposta do grupo de autores é promover uma roda de conversa dialogada, na qual os residentes compartilhem experiências e expectativas, a partir dos campos de atuação dos diferentes programas de Residência Integrada em Saúde, bem como despertar a reflexão sobre a potente interface ensino-gestão na área da saúde.

Palavras-chave


Residência Integrada em Saúde; Gestão em Saúde; Educação Permanente.

Referências


CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41-65, 2004.