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Experiência em ensino-serviço: A Residência Integrada de Gestão em Saúde
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
Este trabalho apresenta um relato da experiência da ênfase de Gestão em Saúde da Residência Integrada em Saúde (RIS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Iniciada em 2013, esta ênfase é composta por três profissionais graduados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas ou Ciências da Saúde. O objetivo principal é especializar profissionais para atuar em gestão de sistemas e serviços de saúde nas áreas de planejamento, gerenciamento, monitoramento e avaliação, assim como, na organização de redes de atenção à saúde, a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O diálogo entre ensino e serviço possui papel fundamental no cenário da saúde pública brasileira. Entende-se, portanto, que é a partir desta interlocução que ocorre um compromisso da formação em responder as necessidades em saúde da população, considerando o contexto real. A Residência Integrada em Saúde baseia-se na integração ensino-gestão-atenção-controle social, partindo do princípio que o quadrilátero da formação seja capaz de subsidiar um itinerário potente e comprometido (CECCIM; FEUERWERKER, 2004). O programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) do GHC foi instituído em julho de 2004, a partir de um projeto financiado pelo Ministério da Saúde. A RIS é considerada uma modalidade de pós-graduação lato sensu, de caráter multiprofissional, realizada em serviço, acompanhada por atividades de reflexão teórica, orientação técnico-científica e supervisão assistencial. Atualmente, o programa possui sete ênfases: Atenção ao Paciente Crítico, Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Onco-Hematologia, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental e Gestão em Saúde. A proposta de itinerário pedagógico se dá por meio de diferentes campos de estágio, sendo que sua organização possibilita conhecer diversas atuações de gestão nos diferentes níveis de atenção em saúde a partir dos serviços prestados pelo GHC. Além disso, possibilita a análise de organização, monitoramento e gerenciamento dos serviços e ferramentas de apoio à assistência e à gestão. A formação possui três eixos: Gestão da Atenção à Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; e Planejamento, Monitoramento e Avaliação. Por tratar-se de um relato de experiência, a proposta do grupo de autores é promover uma roda de conversa dialogada, na qual os residentes compartilhem experiências e expectativas, a partir dos campos de atuação dos diferentes programas de Residência Integrada em Saúde, bem como despertar a reflexão sobre a potente interface ensino-gestão na área da saúde.
Palavras-chave
Residência Integrada em Saúde; Gestão em Saúde; Educação Permanente.
Referências
CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41-65, 2004.