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Educação à distância como estratégia para educação permanente aos profissionais de enfermagem do Hospital São Paulo
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação a distância como modalidade educacional, ocorre com a utilização de meios e tecnologia de informação e comunicação. Essa é uma ferramenta estratégica e importante de sobrevivência dos profissionais. Além disso, a EAD tem impulsionado as organizações que lutam por manter-se e ganhar espaços em seus mercados. Esta modalidade de ensino tem se mostrado adequada e relevante na área de enfermagem, que apresenta grande necessidade de atualização, devido as suas características de acessibilidade, recursos múltiplos e possibilidade de integração de equipes. Considerando a importância de se ter cursos atualizados e acessíveis de forma contínua, a Diretoria de Enfermagem do Hospital São Paulo (HSP), em parceria com o Departamento de Informática em Saúde (DIS) da UNIFESP, desenvolveu uma plataforma de aprendizado intitulada Programa de Educação Permanente Online, a fim de capacitar e promover adesão dos profissionais da saúde às boas práticas da assistência ao paciente. Objetivo: Relatar o desenvolvimento e implementação de uma modalidade de aprendizado a distância para a equipe de enfermagem em um hospital de ensino. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo descritivo de relato de experiência sobre o uso da modalidade de ensino a distância para desenvolvimento e atualização de profissionais de enfermagem de um hospital de ensino. O curso foi desenvolvido em 2011 e implantado em maio de 2012. O núcleo discente foi constituído por cerca de 1750 funcionários entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, atendentes de enfermagem e residentes de enfermagem. O conteúdo programático até o momento (outubro de 2015) consta de 24 módulos sobre a assistência de enfermagem, sendo que a primeiro módulo desenvolvido foi sobre a higienização das mãos. O desenvolvimento do curso foi realizado em cinco etapas: Primeira Etapa: Identificação das necessidades de treinamento. Revisão dos Procedimentos Operacionais Padrão de higienização das mãos (POP); Segunda Etapa: Planejamento do Curso. Através de reuniões com a equipe do Departamento de Informática em Saúde para desenvolvimento do programa, elaboração do material pedagógico, discussão e implantação do programa de educação permanente Online; Terceira Etapa: Capacitação dos Tutores em duas etapas- treinamento teórico e treinamento prático; Quarta Etapa: Início da Programação e inauguração do programa nas festividades da Semana de Enfermagem em maio de 2012; Quinta Etapa: Orientação aos alunos. Formação dos grupos por blocos de especialidades de acordo com cada Gerência de enfermagem, orientação dos alunos, realização das atividades didáticas à distância e monitoramento das atividades propostas. Resultados: Foi observado em todos os períodos de trabalho, grande envolvimento dos profissionais de enfermagem, adesão dos funcionários aos cursos, discussão sobre a prática de higienização das mãos, e mudança de comportamento. O curso se apresentou como um recurso de fácil utilização, em que as informações estão disponíveis integralmente a qualquer momento, possibilitando treinamento uniforme e atualizado a todos os profissionais de enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização da modalidade de ensino a distância para desenvolvimento e atualização de profissionais de enfermagem se constitui em importante estratégia de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar.
Palavras-chave
ensino a distância, enfermagem, educação permanente