Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Educação à distância como estratégia para educação permanente aos profissionais de enfermagem do Hospital São Paulo
Ieda Aparecida Carneiro, Maria Isabel Sampaio Carmagnani, Leila Blanes, Angelica Belasco Silva Gonçalves, Maria Elisabete Salvador Graziosi, Gisele Grinevicius Garbe, Antonio Aleixo Silva

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação a distância como modalidade educacional, ocorre com a utilização de meios e tecnologia de informação e comunicação. Essa é uma ferramenta estratégica e importante de sobrevivência dos profissionais. Além disso, a EAD tem impulsionado as organizações que lutam por manter-se e ganhar espaços em seus mercados. Esta modalidade de ensino tem se mostrado adequada e relevante na área de enfermagem, que apresenta grande necessidade de atualização, devido as suas características de acessibilidade, recursos múltiplos e possibilidade de integração de equipes. Considerando a importância de se ter cursos atualizados e acessíveis de forma contínua, a Diretoria de Enfermagem do Hospital São Paulo (HSP), em parceria com o Departamento de Informática em Saúde (DIS) da UNIFESP, desenvolveu uma plataforma de aprendizado intitulada Programa de Educação Permanente Online, a fim de capacitar e promover adesão dos profissionais da saúde às boas práticas da assistência ao paciente. Objetivo: Relatar o desenvolvimento e implementação de uma modalidade de aprendizado a distância para a equipe de enfermagem em um hospital de ensino. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo descritivo de relato de experiência sobre o uso da modalidade de ensino a distância para desenvolvimento e atualização de profissionais de enfermagem de um hospital de ensino. O curso foi desenvolvido em 2011 e implantado em maio de 2012. O núcleo discente foi constituído por cerca de 1750 funcionários entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, atendentes de enfermagem e residentes de enfermagem. O conteúdo programático até o momento (outubro de 2015) consta de 24 módulos sobre a assistência de enfermagem, sendo que a primeiro módulo desenvolvido foi sobre a higienização das mãos. O desenvolvimento do curso foi realizado em cinco etapas: Primeira Etapa: Identificação das necessidades de treinamento. Revisão dos Procedimentos Operacionais Padrão de higienização das mãos (POP); Segunda Etapa: Planejamento do Curso. Através de reuniões com a equipe do Departamento de Informática em Saúde para desenvolvimento do programa, elaboração do material pedagógico, discussão e implantação do programa de educação permanente Online; Terceira Etapa: Capacitação dos Tutores em duas etapas- treinamento teórico e treinamento prático; Quarta Etapa: Início da Programação e inauguração do programa nas festividades da Semana de Enfermagem em maio de 2012; Quinta Etapa: Orientação aos alunos. Formação dos grupos por blocos de especialidades de acordo com cada Gerência de enfermagem, orientação dos alunos, realização das atividades didáticas à distância e monitoramento das atividades propostas. Resultados: Foi observado em todos os períodos de trabalho, grande envolvimento dos profissionais de enfermagem, adesão dos funcionários aos cursos, discussão sobre a prática de higienização das mãos, e mudança de comportamento. O curso se apresentou como um recurso de fácil utilização, em que as informações estão disponíveis integralmente a qualquer momento, possibilitando treinamento uniforme e atualizado a todos os profissionais de enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização da modalidade de ensino a distância para desenvolvimento e atualização de profissionais de enfermagem se constitui em importante estratégia de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar.

Palavras-chave


ensino a distância, enfermagem, educação permanente