Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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“NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É COM SAÚDE QUE SE BRINCA”: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESPAÇO PROMOTOR DE SAÚDE
Diana Alves de Souza Andrade, Roberta Alvarenga Reis, Ana Jaqueline Bernardo Nunes, Cristiane Zucco, Rossana Rad Fernandez

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


RESUMO: CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A prática da Promoção da Saúde visa agir sobre os determinantes das condições de vida das populações, como o trabalho, a educação e o lazer, além de investir na potencialização dos indivíduos e das comunidades. O modelo educacional sofreu, nas últimas décadas, a partir da publicação da LDB, uma importante reestruturação. O profissional de educação infantil passou então a assumir um papel decisivo no desenvolvimento da criança, em especial nos seus primeiros cinco anos de vida. Portanto, ao profissional é requerido desenvolver sua função com competência para além de sua formação pedagógica específica. Dessa forma, os espaços de Educação Infantil se constituem em espaços potentes para a atuação ou o diálogo interdisciplinar. No município de Sapucaia do Sul/RS, a Responsável Técnico pela área da Saúde dos estabelecimentos de educação infantil identificou a necessidade do desenvolvimento de ações com foco no cuidado e na educação para a promoção da saúde da comunidade atendida, com vistas a oportunizar espaços de educação infantil promotores de saúde. Descrição da Experiência: Tendo em vista a alta vulnerabilidade das crianças pequenas, e dos profissionais envolvidos no seu cuidado, a profissional detectou a necessidade de realizar um trabalho de promoção de saúde, baseado em um diálogo entre vários setores e comunidade, preocupados com o desenvolvimento infantil. A fim de despertar o interesse de todos os envolvidos com estas crianças pela saúde na primeira infância, estruturou-se um projeto com oficinas, rodas de conversas e outras atividades, com foco na promoção da saúde, na prevenção de doenças e agravos, no desenvolvimento sadio e harmonioso dessas crianças. Os encontros ocorreram nasescolas no período de 2013 até o final do primeiro semestre de 2015. EFEITOS ALCANÇADOS: Desde o princípio, buscou-se valorizar o conhecimento prévio dos educadores acerca do desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, bem comoorganizar momentos com profissionais da saúde que pudessem tratar de assuntos pertinentes ao cotidiano da educação infantil. Foram estabelecidas parcerias com diferentes setores e instituições, que contribuíram para a efetivação da proposta. Todo esse envolvimento permitiu a construção eu até então não existia, de um fluxo no que diz respeito à saúde sanitária dentro das escolas de educação infantil do município. As formações em saúde também propiciaram uma interação e uma relação mais estreita entre os serviços de saúde, a comunidade e os estabelecimentos de educação infantil, além de oportunizar as crianças e famílias ações coletiva de promoção de saúde por meio de avaliações antropométricas e saúde bucal, acompanhamento efetivo do calendário vacinal de todas as crianças, educando para o cuidado e autonomia para o autocuidado. RECOMENDAÇÕES: Entende-se que o trabalho com Promoção da Saúde não é tarefa fácil, porém é uma potente ferramenta para produzir qualidade de vida na população. Pretendemos a partir dessa experiência bem sucedida dar continuidade no trabalho desenvolvido. Palavras-chaves: Educação em Saúde, Educação Infantil, Saúde Infantil.

Palavras-chave


Palavras-chave: Educação em Saúde, Educação Infantil, Saúde Infantil.