Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Qualidade de vida dos Discentes do Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e Historia (ILAACH) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Derlis Albino Cabrera Collar, Gladys Amelia Velez Benito, Alessandra Cristiane Sibim

Última alteração: 2015-12-05

Resumo


Segundo o WhoqolGroup, 1994 a qualidade de vida pode ser definida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos alunos do Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História (ILAACH) especificamente matriculados no período 2013. Conhecendo a população de estudo calculamos o tamanho amostral para estimadores de proporção, considerando 95% de confiança. Sorteou-se aleatoriamente os alunos vinculados ao ILAACH e aplicou-se um questionário readequado do Whoqol-brefde 1994 para coletar os dados, o mesmo ainda permitiu traçar um perfil socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos éticos todas as diretrizes e normas da Resolução nº 466/12 foram contempladas assegurando a confidencialidade de todas as informações. Todos os entrevistados assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram analisados utilizando o programa Epi-info7. Concluímos que os colombianos apontaram ter a maior média de qualidade de vida seguido dos chilenos e argentinos. Avaliamos que os bolivianos são os mais insatisfeitos com a sua saúde já os mais satisfeitos são os colombianos seguidos dos chilenos. Colombianos, uruguaios e bolivianos sentem que a dor física os impede fazer algum tipo de atividade, consequência disso manifestaram ter dificuldade de locomoção, esses mesmos grupos estão insatisfeitos com o sono apontando não ter energia suficiente para realizar atividades no dia a dia. Colombianos, paraguaios, peruanos e equatorianosaceitam de forma positiva sua aparência física estando satisfeitos consigo mesmo, mas eles têm com frequência sentimentos negativos (mal humor, desespero e ansiedade). Bolivianos, brasileiros, argentinos e paraguaios estão satisfeitos com suas relações pessoais, mas insatisfeitos com suas vidas sexuais. Equatorianos e uruguaios estão satisfeitos com o apoio de suas amizades. Peruanos, paraguaios, bolivianos, equatorianos e venezuelanos dizem sentir-se seguros em relação a suas vidas diárias e satisfeitos com as informações que recebem/precisam no dia a dia, mas estão insatisfeitos com suas condições econômicas, atividades de recreação e acesso a saúde. Brasileiros, colombianos, argentinos e uruguaios dizem estar satisfeitos com o ambiente do entorno deles, igualmente manifestaram estar satisfeitos com o lugar onde moram. Com esta pesquisa pode-se concluir que existe uma necessidade de se estudar em maior profundidade cada uma das concepções do que defina a qualidade de vida para os estudantes, abrindo-se temas de debate que serão fundamentais para toda comunidades acadêmica, contribuindo para o planejamento de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos discentes, apontando as limitações físicas, psicológicas, o nível de independência, as relações sociais, o meio ambiente e a espiritualidade.