Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ARTICULANDO A PRODUÇÃO DE SAÚDE EM REDE: MAPEAMENTO DOS SERVIÇOS INTERSETORIAIS DE APOIO ASSISTENCIAL PARA O CIS/UnP
Emanuelly Souza, Haíla Morais, Gerlândio Medeiros, Jéssica Silva, Alice Nascimento, Lívia Lima

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Este trabalho é fruto de um projeto de intervenção desenvolvido durante a disciplina Estágio Básico em Psicologia e Processos de Saúde, do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Potiguar (UnP). O projeto foi realizado no Centro Integrado de Saúde (CIS) da referida universidade, um serviço-escola que oferece assistência multidisciplinar à saúde aberta à comunidade, objetivando contribuir para a formação acadêmica de futuros profissionais de saúde, numa perspectiva de integralidade do cuidado, baseando-se nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, na tentativa de sanar uma carência observada nas instituições que formam a rede de assistência municipal, o projeto intentou a construção de uma cartilha composta por informações sobre os serviços disponíveis, organizados sob a forma de uma rede intersetorial de apoio assistencial, com vistas a facilitar e agilizar os encaminhamentos necessários aos casos atendidos pelos estagiários de Psicologia do serviço. O projeto utilizou-se do método qualitativo e da pesquisa-intervenção, fazendo uso de um questionário semiestruturado aplicado aos colaborados do CIS, com o intento de averiguar as dificuldades vivenciadas na condução dos casos clínicos e dos encaminhamentos necessários, e os serviços importantes que deveriam constar no material a ser construído. Com base nos dados auferidos, foi produzida uma cartilha que poderá auxiliar no tratamento psicoterapêutico, nela constando informações sobre serviços na área jurídica, da assistência social, da saúde e da segurança. Espera-se, com a proposição desse trabalho, galgar maior agilidade nos encaminhamentos, redução da fila de espera por atendimento e fortalecimento da intersetorialidade na atenção à saúde.

Palavras-chave


saúde; ferramenta; gestão.

Referências


CAMPOS, F. C. Braga. Clínica ampliada é prática do psicólogo na saúde pública. Múltipla, 2001.

HELMAN, Cecil G. Cultura, saúde e doença. Tradução: Ane Rose Bolner. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEANDRO MEDEIROS. Aula da disciplina Programa Interdisciplinar Comunitário. Aula 1. Ministrada pelo Prof.º Leandro Medeiros. Natal, Universidade Potiguar, 2013.

LOPES, Ana Maria P. et. Al. Contribuições do Conselho Federal de Psicologia para a constituição da Rede de Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde a partir do Decreto 7.508/2011. Brasília. Conselho Federal de Psicologia, 2011.

PASSOS, Eduardo et al. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

PNH – POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO E DA GESTÃO DO SUS. Disponível em: <http://www.saude.sc.gov.br/hijg/gth/Cartilha%20da%20PNH.pdf. > Acessado em: 10/04/2013.

SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio C. O conceito de saúde. São Paulo. Departamento de medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 1997.

SÁ, Marilene de Castilho. A fraternidade em questão: um olhar psicossociológico sobre o cuidado e a "humanização" das práticas de saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. , p.651-664, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v13s1/a16v13s1.pdf>. Acesso em: 07 maio 2013.

UNIVERSIDADE POTIGUAR. Regulamento do Centro Integrado da Saúde. Natal: EdUnP, 2011.