Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Mulheres Camponesas Plantando Saúde e Tecendo Redes de Cuidado, Educação e Vida
Vanderléia Laodete Pulga

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Os participantes do estudo foram os acadêmicos de Enfermagem desta universidade. Elencaram-se como critérios de inclusão: ser acadêmico de graduação de enfermagem desta universidade e estar cursando o oitavo semestre do curso de Enfermagem. No momento, a coleta de dados foi finalizada e dados estão sendo analisados por meio da Análise Temática de Minayo. Foram respeitados os preceitos éticos contidos na Resolução do CNS Nº 466/12 que trata da ética de pesquisas científicas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o número do CAAE: 40676015.9.0000.5346. RESULTADOS: como resultados preliminares deste estudo podemos salientar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) como dispositivo da integração ensino serviço que pode subsidiar o planejamento e desenvolvimento de ações de integração ensino-serviço. Além disso, também foi sinalizado pelos participantes a importância do fortalecimento do diálogo entre os representantes dos setores da gestão e da assistência juntamente com a docência, promovendo assim a integração docente assistencial. Estudos com profissionais de saúde sobre a compreensão destes acerca da integração ensino serviço já foram realizados e servem de subsídios para a discussão da temática (Gonçalves CNS, Corrêa AB, Simon G et al, 2014). Em virtude disso, acreditamos que possibilitar outros estudos nesta temática com público diferente e ampliar a questão da integração ensino serviço e formação com a integração do serviço com a pesquisa e a formação constitui-se um  diferencial nas produções já realizadas que  poderá  contribuir para uma reflexão sobre o cenário da produção de saúde não apenas como um cenário de práticas formativas, mas e também, um cenário para pesquisa acadêmica advinda das necessidades reais dos profissionais de saúde. Esta pesquisa destaca a contribuição do aluno para a equipe em serviço, através de uma retroalimentação de atualização profissional e da pesquisa. Estudos também corroboram apontando que os estudantes podem potencializar nos profissionais já atuantes nos serviços o desejo de pesquisar e mudar seu trabalho baseado em evidências científicas (Gonçalves CNS, Corrêa AB, Simon G et al, 2014). Corroboramos que a  integração ensino-serviço é fundamental para a formação de profissionais críticos, reflexivos e que a favorece ao  processo  de  educação  permanente,  para  os  profissionais  e  docentes.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esperamos que esse estudo venham contribuir com a identificação dos fatores articuladores e facilitadores para a integração ensino e serviço, por meio do espaço possibilitado pela academia, a pesquisa e os serviços de saúde. Além disso, espera-se analisar como acontecem as relações entre os envolvidos nesse cenário, de forma a apontar possíveis limitações no desenvolvimento de ações que possam agregar qualidade e efetividade ao SUS.  

Palavras-chave


saúde mulheres camponesas, formação de profissionais da saúde, educação permanente em saúde

Referências


PULGA, Vanderléia Laodete. “Mulheres camponesas plantando saúde, semeando sonhos, tecendo redes de cuidado e de educação em defesa da vida”. (Tese de Doutorado). Porto Alegre: UFRGS, 2014.