Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Adriane das Neves Silva, Benedito Carlos Cordeiro

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: Este estudo descreve a opinião de profissionais de enfermagem sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) nos programas de Educação Permanente em Saúde de um hospital pediátrico de um município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. As mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, com o acelerado crescimento dos recursos tecnológicos na área de saúde, têm provocado mudanças significativas nos espaços de trabalho, exigindo do profissional atualização constante de saberes, que possibilite o desenvolvimento de atitude crítico-reflexiva, tornando-os capazes de se adaptarem ao processo de mudança. Para Ceccim (2005) a educação permanente em saúde (EPS) é uma estratégia fundamental às transformações do trabalho por subsidiar uma atuação crítica, reflexiva, propositiva, compromissada e tecnicamente competente. Nesse sentido, novas alternativas de formação e capacitação foram inseridas no contexto do ensino profissionalizante em enfermagem, e o uso da tecnologia muito tem beneficiado. As mudanças tecnológicas nos ambientes de cuidados à saúde têm contribuído para a melhoria do ensino de enfermagem, como forma de adequar esses profissionais ao mercado de trabalho. Muito se vê a aplicabilidade das ferramentas tecnológicas no ensino superior, entretanto as tentativas no ensino profissionalizante ainda são incipientes (MCGOWAN, 2008).  Uma das principais ferramentas utilizadas na educação a distância é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A principal função do AVA é a de servir de repositório de conteúdos e meio de interação/comunicação entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos do estudo foram descrever a opinião dos auxiliares e técnicos de enfermagem sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem e analisar os fatores que facilitam e dificultam o uso do AVA nos programas de EPS. MATERIAIS E MÉTODOS: trata-se de um estudo qualitativo, resultado de dissertação de mestrado defendida em 2014, que utilizou os discursos dos participantes que fizeram o curso no AVA, foi realizada a análise de conteúdo por categorização. Os diálogos foram analisados nas ferramentas dos fóruns de discussão e foram propostas duas perguntas: 1. Você acha que a utilização de cursos a distância contribui para a formação? 2. Quais os fatores que facilitaram e os que dificultaram o desenvolvimento do programa de ensino no AVA? A partir da análise temática de conteúdo, foram feitas várias leituras das respostas contidas nos fóruns do ambiente virtual e identificada uma categoria temática: Facilidades e dificuldades vivenciadas na realização do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem, que foi reagrupada em seis subcategorias: A Educação a Distância como ferramenta de conhecimento e desenvolvimento de habilidades; A Educação a Distância como canal de atualização; Alguns aspectos relativos à administração de tempo e otimização de recursos; Dificuldades e obstáculos no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem; Diversidade de locais de acesso dos cursos e; O uso dos fóruns como local de troca de experiências. RESULTADOS: a opinião dos participantes sobre o uso do AVA nos programas educacionais foi favorável, por permitir flexibilidade de tempo proporcionada pela tecnologia e a utilização de uma linguagem dialógica que contribui para a aprendizagem do indivíduo. Ademais, essa modalidade traz peculiaridades como disciplina, interatividade e compromisso. Infere-se que esta ferramenta é, portanto, eficaz para a capacitação em enfermagem. Discussão: A educação permanente como ferramenta de conhecimento e desenvolvimento de habilidades, permite uma estreita relação entre as habilidades desenvolvidas e o conhecimento, evidenciando a contribuição para o desenvolvimento profissional. Com a utilização da Educação a Distância na Educação Permanente dos profissionais de Enfermagem, o acesso a informações e a conteúdos relativos à área tem propiciado atualização dos profissionais que, na maioria das vezes, dispõem de pouco tempo, além de familiarizá-lo quanto ao uso do ambiente virtual como ferramenta de conhecimento. Entre os aspectos facilitadores apresentados pelos participantes, à flexibilidade espaço-temporal proporcionada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem permite a liberdade de fazer seu próprio horário e estudar no local que, para ele, seja mais apropriado. Apesar dos participantes terem considerado a experiência valiosa, perceberam-se dificuldades e obstáculos com o uso da ferramenta. Dentre as dificuldades foi citado o desconhecimento de utilização dos fóruns, a pouca habilidade de uso do computador e a escassez de tempo para desenvolver as atividades, entre outros. A facilidade proporcionada pelas ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem permitiu aos participantes o acesso ao curso do local que melhor lhes fosse apropriado. Dentre as diversas ferramentas de comunicação utilizadas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, destacam-se os fóruns, que permitem a interação e discussão entre os participantes sobre temas propostos ao grupo. CONCLUSÃO: o uso do ensino a distância nos programas de educação permanente dos auxiliares e técnicos de enfermagem poderá representar um grande aliado, na medida em que o aprendiz domine o uso do computador e da ferramenta de ensino.

Palavras-chave


Enfermagem; Aprendizagem; Educação a Distância; Educação Permanente; Informática em Enfermagem.

Referências


  1. Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagogia na saúde. Cienc Saúde coletiva 2005; 10(4): 975-86.
  2. Mcgowan JJ. Commentary: information tecnologies and the transformation of nursing education. Nurs Outlook 2008 Set/Oct.; 56(5): 231.
  3. Cole J, Foster H. Using Moodle: Teaching with the Popular Open Source Course Management System. 2. ed. Estados Unidos: O´ReiLLY; 2008.