Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Elaboração do relatório sobre Acesso e Organização da Agenda das equipes de atenção básica participantes do PMAQ
Aliadne Castorina Soares de Sousa, Pauline Cristine Cavalcanti, Thais Alessa Leite

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O relatório de Acesso e Organização da Agenda das equipes de Atenção Básica (AB) foi elaborado a partir de análises qualitativas sobre os dados provenientes do banco de dados do 2º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). Esse material tem o intuito de apoiar gestores e equipes de AB na reflexão sobre seus processos de trabalho e na organização dos serviços de saúde e faz parte das estratégias do Ministério da Saúde (MS) para a divulgação dos resultados do 2º ciclo do PMAQ. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O acesso aos serviços de saúde consiste num importante desafio para consolidação da AB como porta de entrada preferencial do sistema de saúde. Dados coletados por meio da avaliação externa do PMAQ evidenciaram a persistência de uma grande lacuna para a garantia do acesso. Mesmo que quase a totalidade das equipes afirmem realizar acolhimento à população, um número bastante reduzido o faz durante todos os dias da semana, em todos os turnos de atendimento da Unidade de Saúde. Este relatório apresenta resultados das equipes participantes no programa e de satisfação do usuário relacionados ao acesso ao serviço e acolhimento, horário de funcionamento, organização da agenda das equipes, forma de marcação das consultas; propõe questões para diálogo e reflexão sobre os temas abordados; compartilha experiências locais sobre estratégias de organização do serviço; sinaliza para as equipes pontos que podem ser aprimorados e materiais de apoio. O relatório estará disponível no Portal do Gestor do Departamento de Atenção Básica/MS. RESULTADOS: Observou-se que parte importante das equipes de AB apresenta dificuldades em equacionar ações voltadas ao cuidado programado às condições crônicas e à demanda espontânea. O relatório traz reflexões sobre esta questão e dicas práticas de como estruturar o serviço e facilitar o acesso do cidadão com diferentes demandas: consultas individuais, esclarecimento de dúvidas, apresentação de resultados de exames, participação em atividades de promoção e prevenção. O relatório tem linguagem simples, clara e faz conexão de análises sobre temas que na prática estão inter-relacionados, visando facilitar a compreensão sobre o resultado alcançado. Por fim, as recomendações para cada equipe se baseiam nos pontos de fragilidade verificados nos tópicos trabalhados no relatório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O principal objetivo do PMAQ é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da AB, com garantia de um padrão de qualidade comparável. Com o acúmulo de dois ciclos do programa, evidenciou-se a importância de aprimorar as reflexões sobre a AB e os materiais publicizados com os resultados alcançados. Entende-se que esse relatório criado a partir de um método qualitativo é potente indutor de processos de mudança com foco na ampliação do acesso e a qualidade da AB. Após o uso dos relatórios pelas equipes e gestores, será possível estudar e compreender a potência desta ferramenta para o cotidiano dos serviços.