Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VIVÊNCIA ACADÊMICA EM VISITA DOMICILIAR – DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Waleska Alves de Oliveira, Carolina Letícia Faria Silva, Luana Cristina Roberto Borges, Nathan Aratani

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: De acordo com Giacomozz e Lacerda (2006), a visita domiciliar (VD) faz parte de uma estratégia que visa modificar o atendimento à população, aproximando o profissional do cliente e de sua família, além de possibilitar uma avaliação do meio em que os mesmos convivem, adaptando o atendimento às suas necessidades, garantindo uma assistência integral aos indivíduos envolvidos na ação e é uma atividade que deve ser realizada por toda a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). Tem por objetivo, descrever a experiência das acadêmicas de enfermagem, durante o planejamento e processo de intervenção na visita domiciliar. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Visita domiciliar realizada para família cadastrada na unidade, acompanhada de uma ACS, cujo motivo de escolha foi a problemática apresentada no contexto familiar, por se tratar de um casal de idosos, onde o homem, além de hipertenso, também convive com dificuldades para realizar alguns movimentos voluntários ou automáticos corpóreos. Durante a visita, foram identificados como principais problemas o cuidado ao idoso, que se encontrava com higiene precária e úlceras por pressão em estágio I avançando rapidamente, a condição econômica e nível de escolaridade, o que limitava a família, uma vez que a chefe da casa cuida do marido acamado durante todo o dia e esta é analfabeta e o medica. Apesar de dois filhos residirem o mesmo lar, estes nem sempre estão presentes, o que deixa à senhora sobrecarregada e estressada. No processo foi aplicado um questionário desenvolvido pelas acadêmicas, sem limitar as entrevistas, com os moradores e realizado exame físico em senhor acamado. A meta desta visita foi conhecer a realidade da família, identificar problemas presentes no lar e buscar uma proposta de intervenção que pudesse amenizar o cansaço físico e mental da senhora e prover qualidade de vida para a família. A partir disto, as ações de cuidado em enfermagem, consistiram em esclarecer dúvidas da senhora sobre o atendimento da UBSF e os exames que precisavam ser feitos e facilitar o cuidado ao marido, com ergonomia, otimizando tempo e diminuindo força física necessária aos cuidados e também como prevenir evolução de úlceras por pressão encontradas durante exame físico e aparecimento de outras. Impactos: A vivência proporcionou às alunas uma análise crítica-reflexiva do que se aprende em sala e como usar a criatividade para aprimorar o conhecimento e intervir na prática. Com empatia, o grupo soube reconhecer as dificuldades da família e propor mudanças, prevenindo complicações na saúde emocional e física dos envolvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir da assistência domiciliar à saúde, notou-se o quão importante é que o acadêmico de Enfermagem, como futuro profissional, seja inserido no cenário do cliente para maior entendimento dos Determinantes Sociais em Saúde. Além disto, pode-se construir um vínculo com estas pessoas, levando qualidade de vida e influenciando-os a prezar pela assistência da atenção básica. Para o aluno, esta experiência, contribui para o conhecimento teórico-prático de forma a desafiar o acadêmico no mundo real.

Palavras-chave


Enfermagem; Saúde; Visita domiciliar.

Referências


BRUM, B. L. et al. VISITA DOMICILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. 2012. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/jornadadeenfermagem/Trabalhos/3480.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2015.

GIACOMOZZ, C. M; LACERDA, M. R. A PRÁTICA DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 8, n. 15, p.645-653, out-dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a13>. Acesso em: 22 jul. 2015.