Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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SAÚDE E BEM ESTAR DAS CUIDADORAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE DOURADOS-MS
Leticia Aragao Alencastro Candido, Margareth Soares Dalla Giacomassa

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


CANDIDO, Letícia A. A.¹ email: leticia_alencastro1@hotmail.com Bolsista PIBEX. GIACOMASSA, Margareth S.D.² e-mail: margasdg@uems.br ¹Acadêmica do curso de Enfermagem (UEMS). ²Docente do curso de Enfermagem (UEMS) E-mail:margasdg@uems.brResumo Introdução: O presente artigo é um subprojeto e integra o projeto de extensão Práticas diárias em cuidados e educação nos Centros de Educação Infantil (CEI) de Dourados/MS. Deseja compreender os fazeres diários dos funcionários e atuar de forma preventiva nas questões de saúde. A equipe que desenvolve atividades nos CEI executa um numero significativo de funções que pode causar uma sobrecarga física e mental pela indissociabilidade do cuidar e educar com crianças no CEI. O tema proposto para o desenvolvimento deste projeto é importante tanto a nível social como de saúde pública, levando em consideração a demanda de funcionárias que solicitam afastamento do trabalho por ano em decorrência de LER (lesões de esforço repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) além de agravos em saúde mental tais como estresse, depressão e outros.Objetivos:Propiciar conscientização das educadoras sobre a importância do autocuidado, fornecendo conhecimento necessário para evitar e aliviar situações estressoras dos componentes físico e mental. A promoção de oficinas com interação entre as participantes que atuam no CEI é a principal ferramenta nesse projeto.Métodos: A metodologia empregada será qualitativa com metodologia de analise de dados pelo DSC- discurso do sujeito coletivo, com TCLE (termo de consentimento livre e esclarecido) bem como apreciação do comitê de ética. Os dados serão obtidos por entrevistas e após analise final será proposto reuniões ou rodas de conversas entre equipe de funcionários, equipe de saúde, através das quais será enfatizando o autocuidado, importância dos cuidados com a postura correta durante as atividades de trabalho que demandam esforço físico, do alongamento antes e após a jornada de trabalho e das boas práticas diárias que contribuem para a prevenção de lombalgias, artralgias e outras patologias recorrentes de LER e DORT. Válido salientar que durante o processo todos serão convidados e estimulados a participação ativamente das atividades propostas de modo a promover a descontração pela socialização e aplicação diária dos aprendizados na promoção de saúde e prevenção de agravos. Os materiais utilizados para este fim serão utilizados multi meios, palestrantes convidados e atividades fora do ambiente de trabalho, adequando às solicitações e atividades propostas. Resultados: Com base na metodologia empregada, apesar de ainda ser um projeto em andamento que possibilitará mudanças e melhora na qualidade de vida das funcionárias para uma melhor assistência às crianças, pode-se notar interesse por parte dos envolvidos. Perguntas com curiosidade e questionamentos pertinentes quanto às manobras puderam ser exploradas a fim de dar mais confiança e clareza para as funcionárias no CEI.Consideraçõesfinais:As contribuições desse projeto são em médio e longo prazo como a redução de danos e agravos na saúde, redução do numero de atestados médicos seja por lesões físicas ou problemas de saúde mental e contribuir na qualidade do trabalho realizado com as crianças sob a responsabilidade desses profissionais. Além de que esse seja um projeto com caráter de continuidade pela sua importância e significado na educação infantil de Dourados/MS.

Palavras-chave


Saúde,Educação Infantil, Prevenção, Promoção