Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA NO SUS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE
EDUARDO CARVALHO DE SOUZA, NÁDYA DOS SANTOS MOURA, EDINE DIAS PIMENTEL GOMES, CAMILA SABRINA DE OLIVEIRA LIMA, DANIELLE DE SOUSA LEAL, ANA CARLA RAMOS BORGES, FÁBIO LOIOLA DA SILVA, JOSÉ MARIA XIMENES GUIMARÃES

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS) compreende um conjunto de serviços e ações presentes nas organizações públicas de saúde, assumindo assim um papel ativo na reorientação das estratégias de cuidado, tratamento e acompanhamento de saúde individual e coletiva e é nesse mesmo sentido que se apresenta a necessidade de rever os modos de formação para se atuar nesse sistema. Visando uma instrução diferenciada, foi criado o projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VERSUS), que é um dispositivo na área da saúde que oportuniza aos estudantes de graduação conhecer a realidade do SUS, de forma a permitir a integração ensino-serviço-comunidade. O presente estudo tem por objetivo relatar uma experiência de vivência da integração entre ensino-serviço-comunidade, por meio do projeto VER-SUS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Estudo descritivo realizado por meio de observação direta que permitiu aos acadêmicos uma ampliação do olhar crítico sobre a realidade social e o trabalho em saúde na comunidade. A vivência ocorreu no mês de agosto de 2015, na cidade de Picos-PI. Resultados: Participaram da vivência 16 estudantes e 4 facilitadores todos graduandos de diferentes cursos e instituições de ensino, durante o período de vivência foram realizadas diversas atividades como entrevistas informais e rodas de conversa com os dispositivos da rede de atenção, grupos comunitários e movimentos sociais, resultando em momentos de reflexão sobre a atuação profissional. Com isso, percebeu-se a construção de uma parceria na perspectiva da gestão participativa entre ensino, serviços e comunidade, para a formação do profissional em saúde. CONCLUSÃO: Dessa forma considera-se importante o processo de inserção dos estudantes nos serviços de saúde, sobretudo mediante uma base territorial comunitária com enfoque nas necessidades sociais. Experiências como esta potencializam a percepção dos estudantes acerca da importância do trabalho em equipe e da participação da comunidade em parceria com as universidades e instituições de saúde, possibilitando a ampliação do olhar crítico sobre a realidade social e o trabalho em saúde, sendo uma excelente ferramenta para formação de profissionais de qualidade com um maior entendimento sobre a realidade do SUS.