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ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA NO SUS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS) compreende um conjunto de serviços e ações presentes nas organizações públicas de saúde, assumindo assim um papel ativo na reorientação das estratégias de cuidado, tratamento e acompanhamento de saúde individual e coletiva e é nesse mesmo sentido que se apresenta a necessidade de rever os modos de formação para se atuar nesse sistema. Visando uma instrução diferenciada, foi criado o projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VERSUS), que é um dispositivo na área da saúde que oportuniza aos estudantes de graduação conhecer a realidade do SUS, de forma a permitir a integração ensino-serviço-comunidade. O presente estudo tem por objetivo relatar uma experiência de vivência da integração entre ensino-serviço-comunidade, por meio do projeto VER-SUS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Estudo descritivo realizado por meio de observação direta que permitiu aos acadêmicos uma ampliação do olhar crítico sobre a realidade social e o trabalho em saúde na comunidade. A vivência ocorreu no mês de agosto de 2015, na cidade de Picos-PI. Resultados: Participaram da vivência 16 estudantes e 4 facilitadores todos graduandos de diferentes cursos e instituições de ensino, durante o período de vivência foram realizadas diversas atividades como entrevistas informais e rodas de conversa com os dispositivos da rede de atenção, grupos comunitários e movimentos sociais, resultando em momentos de reflexão sobre a atuação profissional. Com isso, percebeu-se a construção de uma parceria na perspectiva da gestão participativa entre ensino, serviços e comunidade, para a formação do profissional em saúde. CONCLUSÃO: Dessa forma considera-se importante o processo de inserção dos estudantes nos serviços de saúde, sobretudo mediante uma base territorial comunitária com enfoque nas necessidades sociais. Experiências como esta potencializam a percepção dos estudantes acerca da importância do trabalho em equipe e da participação da comunidade em parceria com as universidades e instituições de saúde, possibilitando a ampliação do olhar crítico sobre a realidade social e o trabalho em saúde, sendo uma excelente ferramenta para formação de profissionais de qualidade com um maior entendimento sobre a realidade do SUS.