Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PARTINDO DOS PRINCÍPIOS FREIRIANOS COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE – DIÁLOGOS COM A POPULAÇÃO QUILOMBOLA – TAQUARANA/AL
MARIA Silva, MARIA Marcelino

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


O presente trabalho apresenta o relato da oficina de educação popular em saúde do Projeto Afro-atitude da FAMED/UFAL, realizada em uma comunidade remanescente quilombola, na cidade de Taquarana/AL. A Educação Popular em Saúde é compreendida como meio para fazer uma ruptura com o modelo tradicional, centrado na doença e no biologismo, baseada em princípios como, construção compartilhada do saber e resgate do saber popular, ancorada em princípios éticos potencializadores das relações humanas forjadas no ato de educar, mediadas pela solidariedade e pelo comprometimento com as classes populares. Trata-se de um diálogo entre o saber técnico-científico e o saber popular. Os objetivos elencados para serem alcançados com a realização da oficina foram: Refletir sobre a realidade e a importância da Educação popular em saúde nos seus processos de transformação e produção de cuidados em saúde, desenvolver nos participantes o senso crítico quanto a sua responsabilidade com o outro e com a comunidade; compartilhar conhecimento, na perspectiva do empoderamento e fortalecimento da autonomia dos sujeitos implicados no processo de educação em saúde. A oficina foi desenvolvida usando recursos pedagógicos como roda de conversa, tempestade de ideias, leitura de textos, trabalhos em grupos, exposição dialogada, exibição de documentários e dinâmicas de integração. Foram dois dias de intensos trabalhos com muitos debates e reflexões acerca da realidade de vida das comunidades. Comentários finais: Segundo as falas dos participantes no processo avaliativo foi observado que o principal objetivo da oficina, o de compartilhar conhecimento, na perspectiva do empoderamento e fortalecimento da autonomia dos sujeitos implicados no processo, foi alcançado. Destacou-se durante toda oficina que o saber deve ser  compartilhado, construído coletivamente, envolvendo o saber científico juntamente com o saber popular; assim, o educador/educando, o profissional de saúde, o usuário, o líder comunitário, estão em patamares iguais: nenhum é maior que o outro, porém todos são importantes e sabem algo a ser partilhado.

Palavras-chave


Educação popular em saúde; promoção em saúde; empoderamento