Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A concepção do Cenário de Ensino: dificuldades e predisposições para a efetivação da integralidade de atenção à saúde
Deborah Varjabedian, Camila Sotello Raymundo, Maria Elisabete Guazzelli, Marco Akerman

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


RESUMO - INTRODUÇÃO: A atuação do fisioterapeuta ainda é voltada para o tratamento dos distúrbios cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano, privilegiando a atenção secundária e terciária à saúde. Deseja-se, no entanto, alcançar no processo de formação, o perfil manifesto no ideário que norteia os princípios da integralidade, que enfatiza a importância da atenção primária.  Apesar das mudanças curriculares experimentadas na formação superior em Fisioterapia, organizadas de forma integrada e apoiadas na interdisciplinaridade, percebe-se que o conceito de integralidade não é reproduzido e incorporado de forma efetiva, desde o início da graduação até o momento do estágio prático na clínica/escola da Universidade. OBJETIVOS: Este estudo verificou se as propostas presentes na concepção do cenário de ensino foram efetivadas de acordo com as premissas de integralidade de atenção à saúde. MÉTODOS: Na tentativa de buscar respostas para tais questionamentos, foram analisados os documentos diretivos da instituição de ensino (PDI-Projeto de Desenvolvimento Institucional, PPI -Projeto Pedagógico Institucional e o documento CIS- Centro Integrado de Saúde), para podermos verificar se tais documentos permitem a proposição de estratégias agregadoras da integralidade na atenção à saúde. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Tais documentos demonstraram uma sinergia com os princípios humanos fundamentais, para com o ser, para com o aluno e para com a sociedade como um todo, agindo assim, em consonância com os preceitos da integralidade. Não significando, no entanto, que a integralidade fora utilizada como um dos pilares norteadores destes documentos. Palavras Chave:  Integralidade, Cenário de Ensino,  Fisioterapia.

Palavras-chave


Integralidade, Cenário de Ensino, Fisioterapia.

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