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VER-SUS COMO UMA IMPOTANTE ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR À FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – UMA VISÃO DO VER-SUS LITORAL PIAUIENSE
Última alteração: 2015-11-03
Resumo
APRESENTAÇÃO O Programa de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde/VER-SUS oportuniza aos acadêmicos momentos de vivências no Sistema Único de Saúde, onde os estudantes conseguem sentir na prática os principais desafios e potencialidades de nosso sistema de saúde promovendo uma reflexão sobre os embates da realidade do sistema. Assim queremos mostrar a experiência vivida no VER–SUS Litoral Piauiense que proporcionou a estudantes de diversas áreas da saúde a vivência de movimentos sociais, dispositivos do SUS e a aproximação da gestão dos serviços de saúde com o olhar voltado para a gestão do cuidado e discutir as contribuições desse tipo de estratégia na formação dos futuros profissionais da saúde. DESENVOLVIMENTO: A vivência deu-se em março de 2015 no litoral piauiense onde se realizou visitas aos dispositivos de saúde, movimentos sociais, palestras. A coleta dedados foi feita a partir das visitas técnicas aos dispositivos, debates sobre as atividades, relatórios diários, celulares, e conversas com acadêmicos, população e profissionais dos serviços que permitiram aos viventes e futuros profissionais um novo olhar sobre o sistema através dessa experiência. RESULTADOS: Com essa experiência foi possível observar que a formação dos acadêmicos não é pautada na compreensão do SUS, onde estes sabem pouco sobre as redes e dispositivos de saúde e suas particularidades. A vivência abriu novos horizontes proporcionou uma ampliação da visão sobre o sistema contribuindo para a mudança da percepção dos acadêmicos sobre a atuação dos profissionais da saúde, os seus enfrentamentos e potencialidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O VER-SUS se torna assim uma importante ferramenta para a formação de futuros profissionais e se faz necessário que mais pessoas tenham acesso ao VER-SUS, pois o mesmo possibilita conhecer a realidade e promove a sensibilização para a gestão do cuidado integral, sendo este uma excelente estratégia de transformação, contribuindo para um resultado satisfatório na formação e capacitação de futuros profissionais, estimulando-os para a mudança e aperfeiçoamento de estratégias de gestão, promovendo a formação de multiplicadores dos saberes e soldados na luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave
Vivência; Formação em saúde; Educação permanente
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Comissão de Representação do Movimento Estudantil da Área da Saúde. Projeto VER-SUS/Brasil: vivência e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil. Brasília, DF, 2003.
CANÔNICO R.P, BRÊTAS A.C.P. Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área de saúde. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.21,n.2, p.256-261,2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n2/a04v21n2.pdf. Acesso em: 20 de jul. 2015.