Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VER-SUS COMO UMA IMPOTANTE ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR À FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – UMA VISÃO DO VER-SUS LITORAL PIAUIENSE
Jessica Cristina Moraes de Araujo, Rômulo de Sousa Noronha, Tiago da Rocha Oliveira, Danielle de Sousa Leal, Fábio Loiola da Silva, Cassandra Mirtes de Andrade Rêgo Barros

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


APRESENTAÇÃO O Programa de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde/VER-SUS oportuniza aos acadêmicos momentos de vivências no Sistema Único de Saúde, onde os estudantes conseguem sentir na prática os principais desafios e potencialidades de nosso sistema de saúde promovendo uma reflexão sobre os embates da realidade do sistema. Assim queremos mostrar a experiência vivida no VER–SUS Litoral Piauiense que proporcionou a estudantes de diversas áreas da saúde a vivência de movimentos sociais, dispositivos do SUS e a aproximação da gestão dos serviços de saúde com o olhar voltado para a gestão do cuidado e discutir as contribuições desse tipo de estratégia na formação dos futuros profissionais da saúde. DESENVOLVIMENTO: A vivência deu-se em março de 2015 no litoral piauiense onde se realizou visitas aos dispositivos de saúde, movimentos sociais, palestras. A coleta dedados foi feita a partir das visitas técnicas aos dispositivos, debates sobre as atividades, relatórios diários, celulares, e conversas com acadêmicos, população e profissionais dos serviços que permitiram aos viventes e futuros profissionais um novo olhar sobre o sistema através dessa experiência. RESULTADOS: Com essa experiência foi possível observar que a formação dos acadêmicos não é pautada na compreensão do SUS, onde estes sabem pouco sobre as redes e dispositivos de saúde e suas particularidades. A vivência abriu novos horizontes proporcionou uma ampliação da visão sobre o sistema contribuindo para a mudança da percepção dos acadêmicos sobre a atuação dos profissionais da saúde, os seus enfrentamentos e potencialidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O VER-SUS se torna assim uma importante ferramenta para a formação de futuros profissionais e se faz necessário que mais pessoas tenham acesso ao VER-SUS, pois o mesmo possibilita conhecer a realidade e promove a sensibilização para a gestão do cuidado integral, sendo este uma excelente estratégia de transformação, contribuindo para um resultado satisfatório na formação e capacitação de futuros profissionais, estimulando-os para a mudança e aperfeiçoamento de estratégias de gestão, promovendo a formação de multiplicadores dos saberes e soldados na luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Vivência; Formação em saúde; Educação permanente

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Comissão de Representação do Movimento Estudantil da Área da Saúde. Projeto VER-SUS/Brasil: vivência e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil. Brasília, DF, 2003.

CANÔNICO R.P, BRÊTAS A.C.P. Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área de saúde. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.21,n.2, p.256-261,2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n2/a04v21n2.pdf. Acesso em: 20 de jul. 2015.