Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO PERMANENTE E EDUCAÇÃO POPULAR NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: experiencias no contexto do Espaço Ekobé - UECE
Vera Lúcia de Azevedo Dantas, VERA LUCIA DE AZEVEDO DANTAS, MAYANA AZEVEDO DANTAS, ANTONIO EDVAN FLORENCIO, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA, JAIR SOARES SOUSA

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


O Espaço Ekobé - Fortaleza –CE, vem desenvolvendo há aproximadamente 10 anos, ações de cuidado, educação popular transversalizadas pelas linguagens da arte e em um processo de diálogo permanente entre atores e atrizes dos movimentos populares, dos serviços de saúde e da universidade. Neste diálogo tem protagonizado ações de formação em educação popular e práticas populares de cuidado que envolve esse conjunto de atores. Este trabalho objetiva refletir sobre os princípios e práticas pedagógicas que tem sido delineados em sua experiência e as possíveis contribuições para a formação dos estudantes de graduação no contexto da UECE. Para construção desse relato trabalhamos com abordagens metodológicas da educação popular, especialmente o círculo de cultura, a sistematização de experiências e as narrativas autobiográficas dos sujeitos que protagonizaram esses processos. Durante o segundo semestre de 2014 e o ano de 2015, o espaço tem promovido processos formativos relativos à permacultura, Reiki e farmácia viva sempre envolvendo esse conjunto de sujeitos. Os processos construídos sob a ótica da educação popular estão ancorados principalmente nos círculos de cultura, nas vivencias e práticas de cuidado e nas linguagens da arte e com a referência de princípios como o diálogo, a amorosidade e a construção compartilhada do conhecimento. No ano de 2015 o espaço tem acolhido estudantes de graduação dos cursos de enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social e educação física no contexto de disciplinas em geral articuladas previamente com discussões sobre políticas de saúde, praticas integrativas e complementares e educação popular. Vivenciar essas possibilidades pedagógicas e de cuidado tem propiciado a aproximação de estudantes e professores com outras ações do espaço e a busca desses estudantes para envolvimento via projetos de extensão e pesquisa junto ao espaço, assim como a proposição de outras ações curriculares no espaço ampliado o universo de cursos e de sujeitos que vivenciam suas práticas. Esse diálogo aponta para outras abordagens epráticas pedagógicas  no contexto da formação

Palavras-chave


educação popular graduação praticas pedagógicas

Referências


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