Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ACADEMIA, SERVIÇO E COMUNIDADE: INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, INSERÇÃO NA COMUNIDADE E REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Ismael Oliveira de Araújo

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


APRESENTAÇÃO Este trabalho traz um relato de experiência do Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC), um componente curricular dos cursos de saúde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que traz em seu seio uma experiência inovadora com o papel de reorientação da formação de profissionais de saúde em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os determinantes sociais do processo saúde-doença. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA O Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC) é um componente curricular das grades curriculares dos cursos de saúde que foram reformulados no ano de 2012 na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que integra os cursos de  medicina, enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia e fonoaudiologia, tornando uma disciplina comum aos mesmos com turmas multidisciplinares. O PIASC tem momentos teóricos na universidade e espaços práticos nas comunidades circunvizinhas nos distritos sanitários do município de Salvador, Bahia. Este componente curricular possui três módulos, distribuídos entre o primeiro, segundo e terceiro semestre respectivamente. No primeiro há apresentação dos conceitos de saúde coletiva, processo saúde-doença, saúde da família, níveis de atenção à saúde e territorialização dos campos de atividades práticas; no segundo é abordado aspectos do diagnóstico situacional das unidades de saúde da família e da população atendida que servem de base para o terceiro módulo; por fim neste é discutido o planejamento em saúde e a intervenção para algum(s) problema(s) observado(s) no diagnóstico situacional. O Programa teve na sua implantação 180 discentes oriundos dos seis cursos de saúde e foi criada uma organização para que as mesmas turmas permanecessem unidas no mesmo campo prático ao passar para a disciplina subsequente. Uma turma ficou alocada no distrito Cabula-Beirú, propriamente na Unidade Saúde da Família (USF) Professor Humberto Castro de Lima (2012-2013), localizada na comunidade de Pernambués, um dos bairros mais populosos de Salvador, localizado próximo a avenidas importantes da capital baiana e próximo aos grandes shoppings e empreendimentos, porém dentro da comunidade ocorrem locais de difícil acesso, como escadarias deficitárias, ladeiras, declives, esgotos a “céu aberto”, além dos problemas sociais ligados a violência física e drogas ilícitas. A USF foi concebida no ano de 2011, portando possui adequada estrutura física, porém com dois aspectos negativos: a mesma é localizada na extremidade da comunidade, sendo de difícil acesso a boa parte da população; além disso, no período do diagnóstico situacional, a mesma possui quantidade ineficiente equipes de saúde da família, levando a sobrecarga de trabalhos aos trabalhadores da saúde especialmente aos agentes comunitários e enfermeiros (as) e cobertura insuficiente do território, fatores que são igualitários aos demais distritos sanitários. O diagnóstico situacional feito no PIASC 2 foi baseado no método de estimativa rápida, pois tem característica de baixo custo e rapidez adequados a uma disciplina semestral. Os dados oriundos deste método são base para intervenções em comunidades específicas, apontando os problemas da população, sendo necessária a participação de atores sociais importantes nas comunidades para os relatos dos principais problemas e possíveis métodos de intervenção e solução dos mesmos. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas que versavam sobre organização da comunidade (estrutura, organizações), ambiente físico (habitação, saneamento básico, pavimentação), ambiente socioeconômico (condição de vida, lazer, trabalho e educação) e serviços de saúde disponíveis. O método utilizado consistiu em um questionário que culminou em variáveis qualitativas e quantitativas das condições de saúde da área investigada, porém vários empecilhos devem ser citados quando se utiliza o método de estimativa rápida, resultado superficial, número pequeno de entrevistados, subjetividade dos entrevistados, pouca área abrangida e tempo de estudo que são variáveis que podem interferir nos resultados finais. Foi observado que a população questionava a inexistência de médicos especialistas na unidade de saúde, portanto não entendo a função da atenção primária a saúde com profissionais generalista centrados na saúde da família, encaminhando por meio dos fluxos de saúde para outros níveis de assistência quando necessário; na condição de saúde foi observado ausência de espaços de lazer na comunidade e elevada incidência de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, foi relatado ainda por alguns entrevistado grande evasão escolar e gravidez não planejada na adolescência. No PIASC 3 debruçou-se sobre a intervenção na comunidade, ficou estabelecido que não haveria formas de intervenção que incidissem nos aspectos físicos e estruturais da comunidade. Portanto, observando os outros problemas, pautou-se a busca da raiz causal por meio de uma representação gráfica da árvore de problemas que é dividida em: Tronco que exprime um problema; Raízes englobando suas principais causas; e galhos e folhas como as consequências que ela provoca na população. Chegou-se a conclusão que o fator educação em saúde ajudaria na minimização de vários problemas na população, sabendo que os jovens em idade escolar pouco frequentavam as unidades de saúde, este público foi o alvo da intervenção. A intervenção foi construída pelos discentes da turma do PIASC 3 no Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, localizado no bairro STIEP, bairro próximo a Pernambués em que a maioria dos jovens do ensino fundamental e médio estudavam, sendo ocorrida no dia 20 de julho de 2013 com mostra de peça teatral, distribuição de cartilhas, panfletos, brindes, camisinhas e com jogos interativos com os presentes. A intervenção foi elaborada a partir de uma Feira de Educação em Saúde com estandes temáticos: doenças sexualmente transmissíveis, jogos, planejamento familiar, acidentes corriqueiros e ações a serem tomados, primeiros socorros, alimentação adequada e saudável, avaliação e orientação nutricional, mapa das unidades de saúde do distrito Cabula-Beirú e serviços oferecidos, além destas atividades foi produzida uma cartilha ilustrada sobre as informações da feira educativa. RESULTADOS: O componente curricular PIASC culminou como atividade palpável a intervenção na comunidade com a população de jovens em idade escolar, conseguindo abranger os objetivos de compartilhamento de saberes e informações sobre saúde com este público específico em construção do conhecimento. Ao longo dos três semestres com esta disciplina ela cumpriu também seus objetivos de reorientar o modelo hegemônico de saúde na formação de profissionais de saúde, afirmar à relevância da atenção primária a saúde como principal porta de entra do sistema único de saúde e um campo fértil a práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde e interação entre discentes de cursos distintos para que os mesmos vivenciem na prática a multi e interdisciplinaridade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O PIASC constrói o complexo processo de alinhamento de grades curriculares de cursos distintos e o enfrentamento ao modelo biologicista da saúde que é hegemônico e não abrange a saúde como prática social. Além disso, choca ao colocar acampo discente imaturos na graduação em seus semestres iniciais; todavia este fator é de relevância para que se entenda e reflita o papel e relevância das instituições de ensino na preparação de recursos humanos para a saúde, especialmente para o SUS, que deve atender as demandas da população em consonância com as diretrizes e princípios do SUS. Este programa sustenta o tripé organizativo das universidades (ensino, pesquisa e extensão) e proporciona aos estudantes experiências práticas que levam a reflexão do conceito ampliado em saúde e do cuidado integral em saúde, formando profissionais diferenciados que atendam às reais demandas da população.

Palavras-chave


PIASC, formação em saúde; saúde.