Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Ensinando Política de Saúde e Ambiental: Uma abordagem teórico-prática na formação de nutricionistas
Amanda da Silva Franco, Carina de Aquino Paes

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: De uma maneira geral, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos, no entanto, nos dias atuais há uma necessidade crescente por profissionais com perfil crítico-reflexivo. A disciplina de Política de Saúde e Ambiental foi inserida na nova grade curricular da graduação de Nutrição da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA)  a partir do ano de 2012. A nova disciplina, oferecida no quarto período, representa o primeiro contato do discente com a área de saúde coletiva. OBJETIVO: Apresentar uma abordagem de ensino-aprendizagem teórica-prática na disciplina de política de saúde e ambiental para discentes do curso de nutrição de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no Município do Rio de Janeiro. METODOLOGIA: A disciplina é desenvolvida em dois módulos, um referente as políticas de saúde (módulo 1) e outro relativo as políticas ambientais que interferem na saúde humana (módulo 2). Em cada módulo o aluno realiza, como parte de sua avaliação, um trabalho prático. No módulo  1 os alunos visitam diferentes unidades de saúde, nos três níveis de atenção (primária, secundária e terciária) com o propósito de conhecer de perto o Sistema Único de Saúde (SUS) e ouvir a opinião dos usuários e não apenas o que é reverberado pela mídia. No módulo 2 os alunos organizam uma feira de ambiente, saúde e nutrição, onde cada grupo desenvolve uma prática com os seguintes temas: manejo adequado dos resíduos sólidos, agrotóxicos e saúde,  importância e racionamento da água nos dias atuais, ambiente obesogênico. A feira é divulgada e acontece para toda a comunidade acadêmica, que participa e interage no estande de cada grupo. Como forma de avaliação, os alunos solicitam que os participantes acharam da atividade, além de darem  opinião e sugestões de temas para próximas edições. A cada semestre é possível perceber o quanto a abordagem teórico-prática é uma ferramenta importante para o aprendizado dos alunos. Pela avaliação realizada pelos alunos, a prática do módulo 1 atinge seu objetivo, já que a maioria dos alunos ampliam seu olhar em relação a abrangência do SUS, bem como observam o olhar de quem frequenta as unidades, além disso vêm uma percepção de que apesar das dificuldades o SUS funciona e beneficia milhões de pessoas. Na prática do módulo 2, a avaliação dos alunos é de que a organização e realização da feira o fazem se sentir protagonistas e os ajudam a desenvolver habilidades que serão necessárias na sua prática profissional, como o contato com o público e a transmissão de conhecimento de uma forma mais dinâmica e informal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a adoção de uma abordagem de ensino-aprendizagem teórica-prática é primordial, em especial para uma disciplina, como a de política de saúde e ambiental, que abrange temas relevantes para formação ética e profissional dos acadêmicos.