Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PERMACULTURA: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE A EXTENSÃO POPULAR E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAÚDE
Joyce Gleyze Araujo Gomes, Jucelândia Nicolau Faustino Silva, Natasha Felipe, Dailton Alencar Lucas de Lacerda, Lorenzo Beruti, Anderson Kevin Araújo Serafim

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa Mais Saúde na Comunidade compreende uma atividade de extensão universitária que tem como eixo teórico-metodológico a Educação Popular e Saúde. Dentre as suas ações destacam-se a promoção e o cuidado integral em saúde como a questão central envolvendo atividades de caráter interdisciplinar, interinstitucional e intersetorial. Atua por meio de frentes e grupos operativos na comunidade do Grotão, região periférica do município de João Pessoa, capital Paraibana. Uma delas é a Frente Agroecológica, que busca fomentar e difundir um modelo de produção e consumo sustentável através de formas de ação social e coletiva, com propostas de desenvolvimento participativo, que  incentivam a construção hegemônica de produção saudável de alimentos e consciência ambiental através da permacultura.  Este modelo de produção agroecológica possibilitou a construção de uma horta comunitária na Escola Tarsilla Barbosa da Franca, localizada no bairro do Grotão. Integrando os saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares e tendo como apoio a população e diversos equipamentos sociais do bairro: Unidade Integrada de Saúde da Família Grotão I, II, III, a rádio comunitária, unidades religiosas, grupos sociais (Grupo de Idosos), conselho comunitário, dentre outros. METODOLOGIA: Buscando aprimorar e aprofundar nossa prática nesse campo, foi iniciada uma parceria com o Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CPIC) “Equilíbrio do Ser”, unidade da rede municipal de saúde de cidade de João Pessoa. A partir de oficinas semanais de permacultura, em parceria com o Projeto Permanecer, são desenvolvidas práticas de cultivo saudável. Estas acontecem as terças e quintas-feiras, das 15:00h às 16:30h, reunindo um público constituído por professores e  estudantes universitários do Programa Mais Saúde na Comunidade, trabalhadores de saúde, e usuários do centro. Nesse sentido, o grupo da permacultura tem como finalidade, incentivar a difusão de uma cultura permanente, sustentável, baseada na cooperação entre homem e natureza, sempre buscando estratégias para um novo olhar das pessoas, uma nova maneira de pensar e organizar as atividades produtivas que os rodeiam. RESULTADOS: Como resultado a parceria entre as experiências tem produzido a qualificação das ações no cultivo da horta comunitária do Programa Mais Saúde na Comunidade pela apropriação do manejo orientado pela permacultura. Os elementos da Educação Popular que orientam as práticas desta atividade de extensão (troca de saberes, amorosidade, vínculo e profundo respeito a natureza e ao outro) são fundamentais na ressignificação das práticas do cuidado integral dos sujeitos que participam da experiência.

Palavras-chave


Saúde; Permacultura; Educação Popular.

Referências


CECCIM, R.B. Educação Permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 10(4),975-986, 2005a.

 

HOLMGREN, D; PIERGILI, A.V.P; FREITAS, A.R. Princípios e caminhos da permacultura além da sustentabilidade. Australia: Victoria, 2007.

 

VASCONCELOS, E.M; CRUZ, P.J.S. Educação Popular na formação universitária: Reflexões com base em uma experiência. São Paulo, 2013.