Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO SEM TERRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Edmilson Alves dos Alves dos Santos, Adilson Ribeiro Ribeiro dos Santos, Tilson Nunes Nunes Mota

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de uma atividade de educação em saúde realizada num assentamento do Movimento Sem Terra, no município de pequeno porte do Sul da Bahia. Objetivo: Relatar uma experiência de educação em saúde vivenciada por um estudante de enfermagem, para reforçar a importância da educação em saúde na promoção da qualidade de vida. METODOLOGIA: A atividade foi desenvolvida após diagnóstico das necessidades, realizada entre líderes do Movimento e um estudante do curso de Enfermagem, em Setembro de 2014. A atividade aconteceu no período noturno, no espaço da comunidade que tinha porte para acomodar todos os participantes. No primeiro momento, houve o planejamento das atividades e o mecanismo de avaliação. Logo em seguida, a comunidade foi convocada para comparecer ao local da atividade. Em média, 30 pessoas, entre homens e mulheres se fizeram presentes. De maneira lúdica e contando com o envolvimento dinâmico da comunidade, foi aferida a pressão arterial, realizado glicemia, e também os dados antropométricos: peso e altura.  Logo em seguida realizou-se uma roda de conversa sobre  hábitos saudáveis de vida, ressaltando a importância da prática de exercícios físicos, alongamentos e alimentação saudável. Após a realização da educação em saúde, foi dada a oportunidade para a comunidade expressar a relevância dessa atividade. RESULTADOS: No processo de avaliação, percebeu-se que a atividade de educação em saúde foi capaz de promover a participação ativa da comunidade, despertando para uma a tomada de consciência, atitudes e a necessidade de relações mais dialógicas dessa comunidade com o serviço de saúde. Encaminhamentos para unidades de referências foram realizados, alguns fatores de risco foram identificados, ressaltou-se  a importância de serem aplicadas atividades educativas em saúde para outras detecções de problemas na saúde dessa comunidade de forma constante e uma feira de saúde foi estimulada a ser desenvolvida em breve para a comunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ressalta-se  a importância de atividades educativas em saúde para a comunidade em geral de forma constante, acreditando que assim alcançaremos uma sociedade mais saudável, mais responsável e mais consciente de suas atitudes e práticas relacionadas à saúde, prevenindo doenças, diminuindo os gastos com a saúde e as filas nos hospitais.  

Palavras-chave


Educação em saúde; Promoção da saúde; Saúde Pública.

Referências


CHIESA, A.M.; VERÍSSIMO, M.D.L.O.R. A educação em saúde naprática do PSF. In: Manual de condutas de enfermagem: programa desaúde da família. São Paulo: Instituto para o Desenvolvimento daSaúde; USP, 2001. p. 34-42.

COHN, A.; ELIAS, P. Saúde no Brasil: políticas e organização dos serviços.São Paulo: Cortez; CEDEC, 1996.

DARON, V.L.P. Educação, cultura popular e saúde: experiências demulheres trabalhadoras rurais. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo, PassoFundo.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro:Paz & Terra, 1978.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra,1979a.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 9. ed. Rio de Janeiro:Paz & Terra, 1979b.

PALUDO, C. Educação popular em busca de alternativas: uma leituradesde o campo democrático e popular. Porto Alegre:b Tomo, 2001.