Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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LABIN – Um espaço para fortalecer relações entre serviços. Mais uma conquista para o ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bibianna de Oliveira Pavim, Liliane Maria dos Santos, Alcindo Antônio Ferla, Luciana Barcellos Teixeira

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: Durante a formação de profissionais da saúde, a prática no serviço é essencial. Com isso, a inserção do ensino no serviço está cada vez mais evidente durante a graduação. Fortalecer parcerias e desenvolver projetos que envolvam ensino e o serviço são fundamentais para as políticas de saúde na conjuntura atual, pois além de contribuir para uma melhor formação é uma oportunidade para obter melhor articulação das relações interdisciplinares e a qualificação dos profissionais que atuam no campo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar a criação do LABIN (Laboratório de Integração Universidade e Sistema Locorregional de Saúde), um espaço que visa promover a articulação entre Universidade e Serviços de Saúde, estreitando as relações interdisciplinares e interinstitucionais com os órgãos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da multidisciplinaridade formativa. METODOLOGIA: O LABIN é um espaço para que a Universidade esteja mais presente junto a Gerência Distrital Glória, Cruzeiro e Cristal. Sua criação se deu através de parcerias entre entidades – UFRGS, CoorSaúde, EducaSaúde, Rede Governo e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre; foi adquirido um espaço na Gerência com apoio do Conselho de Saúde Distrital; Reforma do local; Criação da biblioteca; Instalação de computadores. As ações a serem desenvolvidas neste espaço são discutidas por método de triangulação e levam em consideração as necessidades formativas dos serviços e demandas pedagógicas e institucionais da Universidade. RESULTADO: Foi criado um espaço completo para pesquisa e convivência entre alunos e colaboradores, é um local que incentiva a elaboração de artigos, práticas acadêmicas e troca de práticas e experiência entre os serviços e as diferentes modalidades de ensino que a Universidade proporciona neste espaço, como atividades integradoras, residências, programas de Educação para o Trabalho (PET) e estágios curriculares. Neste primeiro ano de funcionamento, o espaço ainda é de conhecimento pelos alunos e colaboradores. A utilização do LABIN tem aumentado gradativamente, a medida em que os professores e trabalhadores vão se apropriando do local e discutindo ações de educação em parceria.  O LABIN já é um espaço essencial para novas formações e um laboratório com grande concentração de dados e indicadores para trabalhos futuros, bem como um local de lazer, pesquisa e elaboração de trabalhos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Todas as ações desenvolvidas neste espaço trabalham com os pressupostos da interdisciplinaridade e multiprofissionalidade em saúde.  Recomenda-se a criação destes espaços que proporcionem maior aproximação das Universidades com os serviços de saúde, pois proporcionam maior aprendizado aos discentes acerca dos cenários de práticas onde eles desenvolvem ações de saúde, e também potencializam as ações de educação permanente para os serviços de saúde.

Palavras-chave


(Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Gestão em Saúde)