Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Espaço Conviver: potências do trabalho interdisciplinar na CURES/UNIVATES
Olinda Lechmann Saldanha, Andreas Rados, Juliana de Bittencourt Escobar, Lucia Adriana Pereira Jungles, Karin Kauffmann

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A experiência relatada é desenvolvida na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES), da UNIVATES/RS. O serviço tem uma proposta inovadora de educação da saúde em serviço, em que a interdisciplinaridade e o trabalho em rede direcionam as práticas educativas. Por meio da articulação entre diversos cursos de graduação da área da saúde e educação, desenvolve ações de cuidado em saúde aos usuários de três municípios da região do Vale do Taquari/RS. Entendendo que o cuidado em saúde se dá nos encontros, construiu um espaço acolhedor onde os usuários que aguardam o atendimento têm a oportunidade de trocas de saberes e construção de vínculos, visto que há estagiários de diversas áreas envolvidos, bem como usuários de diferentes faixas etárias e origens. Esta miscigenação de saberes faz com que os usuários e trabalhadores em formação vivenciem outro modo de cuidado em saúde, de forma leve e horizontal.  OBJETIVOS: Promover espaços de aprendizagem em equipe multiprofissional, por meio da escuta e do acolhimento aos usuários do serviço-escola, referenciados pelos profissionais dos municípios; ampliar a construção de vínculos com os usuários e o reconhecimento das demandas e necessidades dos mesmos.  METODOLOGIA: O espaço para usuários e seus familiares é organizado por pequenas equipes, entre dois a quatro estagiários de cursos diferentes, em cada turno de atividades do serviço-escola. O acolhimento das pessoas envolve uma equipe multiprofissional constituída por estagiários, para a atenção integral, a partir da construção de vínculo com o usuário, apresentando o serviço, buscando o entendimento de suas necessidades de saúde e a proposição de ações de cuidado. A partir da participação e interesse dos usuários são desenvolvidas atividades lúdicas, oficinas sobre diferentes temas da saúde, rodas de conversa e de música, artesanato, visitas à biblioteca e outros espaços. Neste sentido, este espaço já se configura para além de um espaço de espera, como um modo potente de convivência entre os diversos atores O Espaço Conviver não se restringe a uma sala, é um modo de cuidado, constrói convivência e trocas, com o intuito de produzir saúde e educação com os usuários e trabalhadores em formação. RESULTADOS: Apesar dos estranhamentos iniciais dos estagiários em compreender as ações de acolhida e de escuta como parte do processo de cuidado em saúde, a experiência tem mostrado que o espaço onde se oportuniza a fala e a escuta é diferenciado de um atendimento especializado. O espaço conviver favorece a identificação de demandas e necessidades dos usuários e promove trocas e aprendizagens entre todos os atores envolvidos. Para os estagiários tem contribuído para ampliar o comprometimento com os usuários, oportunizado uma formação interdisciplinar, a problematização de certezas e práticas de cuidado, além do desenvolvimento de habilidades e potencialidades, como a escuta e a inclusão dos usuários, estimulando o protagonismo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estes encontros tem se mostrado potentes para promover atenção integral aos usuários e mudanças na postura e na formação dos estagiários e dos profissionais de saúde da rede, por meio da interação ensino-serviço-comunidade.

Palavras-chave


interdisciplinaridade; acolhimento;formação em saúde.