Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DE GESTÃO NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Priscila Minhoni Moreira, Bruna Bruske Casara, Marcos Frata Rihl, Suzete Marchetto Claus, Quelen Tomé Pires, Maíra Boeno da Maia

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Com o intuito de orientar, auxiliar e facilitar o desenvolvimento das atividades previstas pelo PROPET da unidade de Caxias do Sul em parceira com a Secretaria do município, foi constituído um grupo de apoio à gestão com a participação de alunos monitores com maior experiência no programa, a fim de vivenciar situações de gestão como recomendado pelas diretrizes curriculares do curso de graduação em saúde. O objetivo é apresentar a experiência em gestão na formação acadêmica a partir da participação do PROPET Saúde. METODOLOGIA: O grupo de apoio em gestão foi composto por alunos, integrantes dos cursos de enfermagem, medicina, farmácia e nutrição que se articulam com os demais participantes do programa, fortalecendo a relação entre estes e a gestão. Foram realizados encontros semanais com a responsabilidade de impulsionar e garantir a execução das atividades planejadas, além de tornar-se suporte e referência aos outros participantes. RESULTADOS: Ocorreram aprendizados de ferramentas de gestão: planejamento estratégico situacional, informações em saúde, fluxogramas analisadores e organizadores de trabalho, matriz de priorização, análise de viabilidade, intermediação de conflitos, análise estratégica de ações. Esta participação se constituiu como uma experiência única não só para os estudantes do grupo de apoio, mas também para os outros monitores da área da saúde, já que a maioria dos cursos de graduação em saúde não contemplam vivências no campo da gestão em seus currículos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta experiência contribuiu significativamente no trabalho interdisciplinar e interprofissional, favoreceu a convivência e a troca de experiências, além de ser fundamental para a qualificação do programa e o desenvolvimento de competências e habilidades para atuar em gestão. Além disso, essa vivência dos discentes no projeto favorece a constituição de egressos mais qualificados para atuarem nos serviços de saúde.