Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ERA UMA VEZ A ATENÇÃO FARMACÊUTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Suzana Aparecida Lara de Andrade, Marilis Dallarmi Miguel, Emanuélle Sanches Bueno Veronesi, Fabio Augusto Becker, Josiane de Fátima Gaspari Dias, Skiold Rodrigo Islas Zarazua, Eduardo Cesar Scherer, Santina Sayuri Utida Pereira

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Atenção Farmacêutica é a prática profissional desenvolvida pelo farmacêutico, sendo a interação direta com o usuário. Nesta prática verificam-se as necessidades do usuário relacionadas com o uso de medicamentos, detectando e prevenindo problemas relacionados aos mesmos, visando assim uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis voltados para a melhoria da qualidade de vida deste usuário. OBJETIVOS: Frente ao exposto, tem-se por objetivo relatar a experiência da inserção do farmacêutico residente da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na Unidade Estratégia Saúde da Família Guaraituba na cidade de Colombo, Paraná. METODOLOGIA: A metodologia utilizada foi à realização da atenção farmacêutica com o acompanhamento farmacoterapêutico nas visitas domiciliares realizadas entre abril e dezembro de 2014 e fevereiro a setembro de 2015 a usuários hipertensos e diabéticos selecionados juntamente com o médico e a enfermeira de cada área de abrangência da unidade estratégia saúde da família Guaraituba, sendo estes usuários cadastrados no programa Hiperdia. As visitas domiciliares eram realizadas somente com a agente comunitária de saúde da área de abrangência. A partir da inserção do farmacêutico residente da Residência Multiprofissional à equipe multidisciplinar da unidade buscou não apenas a identificação, mas, sobretudo a atenção farmacêutica com a prevenção e a solução dos problemas relacionados a medicamentos nesta unidade. RESULTADOS: Desta forma, perceberam-se melhores resultados com a terapia medicamentosa, foram identificados potenciais problemas relacionados aos medicamentos, através de análise das prescrições médicas, interação com a equipe multidisciplinar e contato direto com os usuários hipertensos e diabéticos. As intervenções farmacêuticas foram realizadas juntamente com o médico de cada usuário, visando assim à prevenção e/ou correção tanto de eventos adversos a medicamentos, quanto dos erros de medicação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Enfim, para um país como o Brasil, com um sistema público de saúde que deve atender a uma população com mais de 200 milhões de pessoas, é essencial a adoção de estratégias que ajudem a aumentar a adesão ao tratamento medicamentoso e a atenção farmacêutica é a principal ferramenta para que isso aconteça. É essencial a participação do farmacêutico, enquanto parte de uma equipe multidisciplinar, na elaboração de estratégias personalizadas para aumentar a adesão a tratamentos medicamentosos do usuário.

Palavras-chave


Integração Ensino-Serviço sob a ótica do trabalho;Humanização no cotidiano do serviço; A Produção do Cuidado nos Níveis de Assistência à Saúde.