Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O Programa de saúde na Escola: o desafio do trabalho intersetorial e interdisciplinar dos profissionais de saúde e educação no município de Foz do Iguaçu
YANSY AURORA DELGADO ORRILLO

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa brasileira que aborda temas sobre saúde com a comunidade escolar, vinculando intersetorialmente o setor saúde e educação. Nesse sentido o objetivo deste estudo é analisar a proposta da intersetorialidade do PSE a partir das experiências dos atores envolvidos no desenvolvimento do programa, do setor saúde e educação, no município de Foz do Iguaçu-Brasil no período de 2014 e 2015. METODOLOGIA: O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, para o qual foi utilizado como técnica de coleta entrevistas baseadas em roteiros, e o método de análise de conteúdo de Bardin (2009) seguindo os passos propostos pelo autor para a categorização da informação e para a análise de resultados. O estudo teve uma fase de pesquisa de campo onde foram realizadas as entrevistas individuais e coletivas no município de Foz do Iguaçu-Brasil, e outra de análise documental e bibliográfico. Os participantes do estudo foram gestores, profissionais de saúde e professores de ensino fundamental que inseridos no PSE-Brasil. No total foram realizadas 20 entrevistas. RESULTADOS: Dentre os resultados encontrados, pode-se perceber que tanto gestores, profissionais de saúde e professores, têm dificuldade para articular-se e desenvolver ações de promoção e educação em saúde. Os atores observam como grande limitador de suas atividades a falta de comunicação entre as instituições o que termina repercutindo na relação entre eles. No cotidiano do trabalho dos profissionais de saúde e educação, as relações e condições de trabalho impedem a efetividade do programa, já que muitos se sentem sobrecarregados com um trabalho a mais para realizar. O PSE preconiza um trabalho interdisciplinar dos professores, na abordagem de diversos temas sobre prevenção de doenças, promoção e educação em saúde, mas a maioria deles ainda se restringe a ensinar conteúdos específicos da sua área. Nesse sentido temas sobre saúde são percebidos pelos professores como alheios ao seu trabalho. E os profissionais de saúde têm enraizado o pensamento biologista e preventivo da saúde, pelo que têm dificuldade para trabalhar a promoção em saúde nas escolas. Na implantação do PSE no município de Foz do Iguaçu, o trabalho intersetorial e interdisciplinar entre seus atores envolvidos que desenvolvem as ações do programa ainda é um grande desafio. É necessário um trabalho maior da gestão, para estruturar e organizar melhor o programa no nível municipal, bem como reforçar e valorizar as ações dos profissionais de saúde e educação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O primeiro passo é o incentivo ao diálogo entre as esferas envolvidas que contribuirá na articulação das mesmas, e na questão do trabalho interdisciplinar dos atores, é muito importante que eles conheçam o programa, e tenham formação continuada para o desenvolvimento das ações para depois poder planejar as ações em conjunto. No entanto, o PSE veio com uma interessante proposta que é preciso dar continuidade para conseguir trabalhar interdisciplinarmente questões de saúde e educação na comunidade escolar.

Palavras-chave


Programa Saúde na Escola; Intersetorialidade; interdisciplinaridade

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