Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Costurando o ensino da promoção da saúde em cursos de graduação em Saúde Coletiva
GLADYS AMELIA VELEZ BENITO, CARLOS GUILHERME MEISTER ARENHART

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A sondagem foi realizada no mês de janeiro de 2015 na plataforma online do Ministério da Educação. Objeto da experiência: O ensino da promoção da saúde, caracterizado neste relato pelas cargas horárias disciplinares deste campo nas graduações em saúde coletiva.  METODOLOGIA: O presente relato tem por objetivo compartilhar a estruturação da formação e ensino do campo da Promoção da Saúde em algumas matrizes curriculares dos cursos de graduação em saúde coletiva (CGSC) considerando que o ensino e formação no campo da Promoção da Saúde estão presentes nas bases da Saúde Coletiva em seu contexto histórico e, realizando uma costura lógica, também se fazem presentes na formação dos Sanitaristas Bacharéis em Saúde Coletiva. Para se compreender o ensino da promoção da saúde nestas graduações buscou-se identificar primeiramente as escolas que ofertam este curso e, em seguida, analisamos as cargas horárias nas matrizes curriculares. As plataformas utilizadas para o estudo foram o sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil e as plataformas das universidades que possuem as matrizes disponíveis para o público.  RESULTADOS: Em sondagem na plataforma e-MEC identificou-se mais de quinze CGSC no território nacional. Com o acesso às matrizes curriculares e PPC’s, nota-se que o campo da Promoção da Saúde enquanto ensino está presente na grande maioria das graduações em Saúde Coletiva. No curso da UFRGS, a disciplina de “Promoção e Educação da Saúde” tem sua ocorrência em forma de Unidade, sendo elas ofertadas em semestres recorrentes com carga horária total de 345 horas diluídas em oito semestres. No curso da USP há uma disciplina específica de Promoção da Saúde no quinto período com 30 horas. No curso da UFBA há a disciplina de “Vigilância e Promoção da Saúde I, II, III e IV” em um total de 136 horas diluídas em oito semestres de curso. Na UEA existem dezessete campi que ofertam a graduação em Saúde Coletiva e na matriz curricular do curso identificam-se as disciplinas “Promoção da Saúde I e II” ofertadas no terceiro e quinto período respectivamente, num total de nove semestres.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo permitiu vislumbrar costuras referentes ao ensino e formação da Promoção da Saúde em alguns CGSC que se encontram em processo de expansão nas universidades latino-americanas. Entende-se que seus pilares formativos estão em sintonia com a teorização e prática da promoção da saúde enquanto estratégia de consolidação da reorientação do modelo de atenção à saúde.