Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A MÚSICA E A LUDICIDADE NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Nayaf Criss Nelson Lopes

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


Érica Cardoso dos Reis¹; Kawane Lopes Alexandre¹; Narliene Lipu Gonçalves Turibio¹, Nayaf Criss Nelson Lopes¹;Margareth S. D. Giacomassa²   UEMS-Caixa Postal 351, 79.804-970-Dourados-MS, Estudantes do Curso de Enfermagem da UEMS/MS. ² Orientadora, Professora do Curso de Enfermagem da UEMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. APRESENTAÇÃO: Este trabalho é um recorte das atividades em oficinas desenvolvidas no projeto de extensão: Práticas diárias em cuidados e educação nos centros de educação infantil de Dourados/MS número: 177308.815.1776.18042014. A musicalidade faz parte das atividades e ações realizadas nos centros de educação infantil (CEI) na socialização, educação integral, alimentação, atividades lúdicas, interação entre adultos e crianças entre outras possibilidades. A presença da música na vida das crianças é iniciado em sua família, sociedade de convívio e quando junto com outras crianças faz com que aconteça o processo vital de sociabilidade ampliando o desenvolvimento de novas experiências e aprendizados. Quando a criança inicia o processo de educação escolar nos CEI, a musicalidade é parte importante das diversas atividades lúdicas e educacionais desenvolvidas pelos professores e educadores. Através da música os CEI's estabelecem limites entre as crianças e também auxilia os educadores a programar metodologias de aprendizado e introjetar modos de cuidados em saúde com simples canções educativas que retratam alguma forma de viver e maneiras de expressão. Quando uma criança começa a ter curiosidade em aprender tudo que esta ao seu redor ela aprende facilmente canções, letras de músicas e canta levando ao amadurecimento pessoal e enriquecimento de conhecimento. A musicalidade também serve como estimulo no processo de escolarização, pois retratam números, alfabeto, símbolos, gravuras, ética, consciência cidadã, levando a criança no caminho reflexivo sobre os modos de agir, delimitando seus gostos, preferências musicais, personalidade, considerando que a convivência com outras crianças também se torna mais fácil, pois cada novo aprendizado leva ao compartilhamento com outros colegas as novidades. A musicalidade une as crianças para uma relação interpessoal, que ajuda no aprimoramento das relações intersociais, além de promover diversões no dia a dia em casa como também dentro dos centros de educação infantil juntos com os educadores e crianças que sempre tem convivências. Quando os educadores e professores trabalham com música nas atividades com as crianças nos CEI's se faz necessário estabelecer critérios de seleção  direcionados para selecionar variados tipos de músicas de diversas regiões para que a criança não conheça apenas um tipo de cultura musical mais tenha conhecimento das diversidades forma de fazer música e sua representatividade típicas de cada região que compõe nosso país. A introdução da música no fazer diário estabelece respeito entre os pares e inclusão na diversidade cultural, aprimorando limites ou regras que podem ser aprimorados no desenvolvimento da troca de experiências entre as crianças e educadores. Quando a criança escuta música, ela se concentra e tende a acompanhar fazendo movimentos com o corpo e cantando e isso desenvolve senso do ritmo nos pequeninos, pois aprendendo a ouvir, a criança pode repetir uma música, recriando-a, desse modo é importante que os educadores, valorizem o ato de criação da criança, para que ele seja significativo no seu contexto de desenvolvimento. Portanto os educadores, que também são modelos de imitação da criança, e nesse ínterim que ser criativo, crítico na escolha dos ritmos quer seja músicas clássica infantis ou nas novas formas de musicalidade moderna tornam o trabalho interessante culturalmente e com o desenvolvimento de conceitos de musicalidade na infância. OBJETIVOS: O objetivo desta oficina é aprimorar a inserção da musicalidade no cuidar e educar diário no CEI, para construção da identidade musical aprendendo e convivendo para respeitar as diversidades de ritmos e sua aplicação na qualidade de educação e atenção integral. METODOLOGIA: Este é um projeto em desenvolvimento com cronograma previamente marcado visando a participação do maior numero possível de membros da equipe, sua efetivação ocorre através de roda conversas, diálogos interativos teóricos e práticos com novas possibilidades de desenvolver atividades educativas e lúdicas com as crianças no CEI. A descoberta pedagógica metodológica dos professores e educadores ocorre junto com a equipe integrante do projeto ressaltando a importância de realizar as atividades utilizando a inserção de músicas para promover a educação em saúde com as crianças e educadores nos CEI's. Antevendo uma mudança em conhecimento sobre música e nessa finalidade as crianças começaram a pedir aos pais também novos estilos musicais e estarão desenvolvendo sua preferência musical. RESULTADOS: Ao estimular os profissionais da educação infantil que atendem crianças em CEI espera-se instigar a utilização da música nas atividades educativas e recreativas. Propiciando a estimulação da criança a conhecer as diversas culturas através da musicalidade e contribuir com a livre expressão na interface da expressão corporal. Espera-se igualmente o desenvolvimento de uma identidade de conhecimento amplo e integral correlação a diversidades musicais em ritmos e culturais presentes em nosso país que podem não serem conhecidas futuramente em todo seu desenvolvimento de inovações durante toda vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando ser esse um projeto em andamento e com caráter de continuidade o desenvolvimento das habilidades e competências para educação em saúde estão sendo desenvolvidos satisfatoriamente. O desenvolvimento das habilidades aplicando-as nas práticas é uma maneira de desenvolver e aprimorar conhecimentos para o próprio dia como também para a atuação e aplicação no setor de trabalho. Levando as crianças a desenvolver o raciocínio para que possa aprender a interagir entre si e com os adultos sem receios ou medos. Como também sem preconceitos com relação à diversidade musical, assim aprender desde pequenos a interagir com outras pessoas e respeitar as diversidades culturais, desse modo à musicalidade levam elas a um novo mundo de descobertas que ocorre a cada dia fazendo com que haja melhorar relação entre profissionais e as crianças dos Centros de educação infantil. Resulta em um ambiente mais harmonioso onde as crianças gostam de estar, pois se sentem estimuladas para as novidades da música que favorecerá o desenvolvimento intelectual e da linguagem, melhorando a concentração na hora de aprender. Outro fator relevante do uso da música em CEI é com relação a coordenação motora grossa e fina desenvolvendo sua estrutura emocional e psicológica lhe fornecendo bases para uma vida mais saudável, levando a criança a ter espírito de equipe e aprimorar o trabalhar em grupo. Acrescenta-se que é uma experiência na área de licenciatura no aprimoramento dos acadêmicos de enfermagem em seu perfil profissional.   AGRADECIMENTOS: Para: PAE Programa de Assistência Estudantil/UEMS; PVUI, Programa Vale.Universidade Indígena.