Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA RESIDENTE EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Raquel Cristina Braun da Silva, Stephanie Jesien, Rodrigo Souza Balk

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: Os usuários dos serviços de saúde mental, tanto por transtornos mentais quanto por abuso de substâncias químicas e de álcool tem seu cuidado realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com o objetivo de oferecer atendimento, ambiente terapêutico e acolhedor, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social.  Para isso, uma equipe multidisciplinar é imprescindível, entretanto, o fisioterapeuta que estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão para manter, desenvolver ou restaurar a integridade do indivíduo1 ainda não é um profissional comumente visto nestes serviços. OBJETIVOS: Dessa forma o objetivo deste trabalho é relatar o processo de inserção do fisioterapeuta residente em serviços de saúde mental. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado entre os meses de abril e agosto de 2015, em CAPS ad III e CAPS II. Onde o primeiro mês teve caráter observacional, onde foram verificadas necessidades e potencialidades do serviço e também demandas dos usuários, elaborado um plano de trabalho individual compreendendo as ações propostas para o campo e nos meses conseguintes este plano foi posto em ação. RESULTADOS: Foram implementadas oficinas lúdicas e recreativas, dança e expressão, movimento terapêutico e educação em saúde, além de rodas de conversa e da contribuição em oficinas pré-existentes. Foi percebido pelos usuários melhora em alguns aspectos físicos como coordenação motora global e bem estar. Além disso, houve relatos sobre o a importância do vínculo criado em espaços fora do serviço o que denota a necessidade de desenvolver um trabalho que busca reduzir os efeitos do tratamento para acolher a demanda dos usuários nos cenários sociais que participam2. A equipe, muitas vezes não tem claras as atribuições do fisioterapeuta, reconhecendo-o apenas como reabilitador e não capaz de prevenir agravos e promover saúde, o que dificulta sua inserção3. Além disso, outro fator dificultador foi a resistência da equipe à novas práticas sugeridas pelos residentes, que já é esperada por alguns motivos como: equipe bem integrada no serviço, UNIPAMPA ser uma universidade relativamente nova e a esta ser a primeira turma de residentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A fisioterapia traz benefícios a usuários de saúde mental, dessa forma é necessário a inserção e o reconhecimento do fisioterapeuta como integrante da equipe de cuidado.

Palavras-chave


Fisioterapia; Saúde Mental; Inserção; Desafios.

Referências


1-      Roeder MA. Benefícios da atividade física em pessoas com transtornos mentais. Ver. Atividade física em saúde 4(2): 62-76; 1999.

2-      Kisner C, colby LA. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole; 2005.

Barbosa EG, silva EAM. Fisioterapia na Saúde Mental: Uma Revisão de Literatura. Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.3 n.2, Agosto-Dezembro 2013.