Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CUIDARTE: O LÚDICO NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Marcos Frata Rihl, Bruna Lorenz, Marcos Antônio Roveda Filho, Rafael de Carvalho Marcondes, Regina Helena Medeiros, Suzete Marchetto Claus

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A ludicidade tem se mostrado como ferramenta de educação/intervenção em saúde capaz de produzir melhoria na qualidade de vida das pessoas e no enfrentamento de suas dificuldades. Pode também contribuir para o desenvolvimento de competências para uma formação mais humanizada e social na área médica. OBJETIVOS: Tem como objetivo relatar a experiência de implementação de atividades lúdicas de caráter extensionista por alunos da medicina relacionada ao desenvolvimento de uma formação social com uma abordagem mais humanizada na relação médico-paciente. METODOLOGIA: A partir da necessidade de dar um significado mais efetivo ao convencional trote do curso de medicina um grupo de alunos do primeiro ano (2014) auxiliaram na organização do Trote Solidário. Esta atividade desencadeou a construção de propostas de ações extensionistas com objetivo de desenvolver competências e habilidades na formação do médico, mais voltadas para o compromisso social desta profissão. Estas ações se constituem em atividades lúdicas com usuários do município de Caxias do Sul de diversas instituições como os em regime de internação hospitalar; os em unidades oncológicas, em equipamentos sociais (APAE, asilos, creches) entre outros; e na promoção e participação em campanhas na comunidade. RESULTADOS: No ano de 2015 já foram realizadas atividades junto a um hospital geral atingindo 24 crianças internadas e seus familiares a partir do Projeto “Brinquedos de Plantão”; também foi realizada a campanha do agasalho, doações e uma festa junina para crianças em situação de adoção (aproximadamente 30). Estas vivências possibilitaram também a consolidação da Liga Acadêmica CUIDARTE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência tem demonstrado grande interesse e participação das crianças evidenciando que o lúdico pode contribuir para qualificar a vida das pessoas e as relações profissionais com usuários. Desta forma evidencia sua importância para a formação médica e a necessidade de envolver outros cursos da área da saúde para que possa ser realizado um trabalho com caráter interdisciplinar.

Palavras-chave


Ludicidade; Formação médica.