Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
HEPATITES: ANÁLISE DE FOLDER EDUCATIVO SEGUNDO PRESUPOSTOS DE ZABALA
SIMONE DE DEUS ANZOATEGUI, Idalina Cristina Ferrari, Rogerio Dias Renovato, Maria Jose de Jesus Alves Cordeiro, Antonio Sales

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: As hepatites virais constituem um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos com tropismo hepático que apresenta características clínicas e ambulatoriais semelhantes, porém com importantes particularidades, classificadas como A, B, C, D e E. A distribuição das hepatites virais é universal, sendo que a magnitude dos diferentes tipos varia de região para região. Possuem grande importância pelo número de pessoas envolvidas e pela possibilidade de complicações das formas agudas e pelo médio e longo prazo quando da cronificação. Em sua maioria as hepatites se mostram de forma silenciosa e passa despercebida pela população e pelos profissionais da saúde, até o momento em que os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta (Ministério da Saúde, 2012). As hepatites do tipo B, C e D apresentam formas de infecção tanto agudas quanto crônicas, quando a doença persiste no organismo por mais seis meses. Uma das principais estratégias de promoção e prevenção de saúde empregadas pelos setores responsáveis pela saúde pública brasileiro são as campanhas de comunicação a respeito dos problemas relacionados à saúde que afligem a população, que visam a promoção, prevenção e detecção precoce das hepatites. Porém, muitas vezes o objetivo pretendido pelas campanhas nacionais não é alcançado. Ao receber o material didático-educativo, na maioria das vezes, a população não percebe a sua importância e apresenta dificuldades em apreender o conteúdo como relevante para sua vida pessoal e familiar. Além disso, outro ponto a ser ressaltado é quando os profissionais da saúde possuem o material didático- educativo, porém, possuem alguns impedimentos para a divulgação, como a falta de conhecimento sobre a temática e a sobrecarga de trabalho que na maioria das situações, não favorece o aproveitamento deste material como instrumento de promoção e prevenção de saúde. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo analisar, a partir das teorias de aprendizagem de Antoni Zabala (1998), um folder educativo elaborado pelo Ministério da Saúde sobre as hepatites B e C, propondo uma reflexão sobre o processo de aprendizagem de conteúdo.     METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de material educativo elaborado pelo Ministério da Saúde do ano de 2015, neste caso, um folder direcionado à população. A partir da perspectiva de Zabala (1998), sobre a aprendizagem dos conteúdos segundo sua tipologia, buscou-se analisar e refletir sobre a possibilidade do alcance do material educativo.   RESULTADOS: Zabala (1998), relata que por trás de qualquer prática educativa sempre há uma resposta, a “por que ensinamos” e “como se aprende’’. Ao observar o folder elaborado pelo Ministério da Saúde, entende-se que ele é informativo, pois apresenta conteúdos conceituais (hepatites, drogas, injeções, tatuagens, gestação) contribuindo para que tais conceitos sejam explorados pelo educador popular em saúde. Além disso, verificamos que possui um enfoque de redução de danos, principalmente quando na figura em relação a utilização de drogas ilícitas, enfatiza: ‘não compartilhe material para preparo ou uso de drogas’. Assim ao invés de indicar o não uso de drogas, orienta sobre a forma mais adequada de utilização. Neste caso percebe-se a utilização de conteúdo de cunho procedimental, visto que orienta o modo de fazer, além de pretender induzir o leitor a uma determinada atitude. O autor argumenta que as aprendizagens dependem das características singulares dos aprendizes, correspondendo em grande parte às experiências que cada um viveu desde o nascimento. Enfim, a maneira e a forma de como se produz as aprendizagens são resultados de processos que sempre são singulares e pessoais. Nesse enfoque pedagógico deve se dar a atenção à diversidade da população como eixo estruturador. O folder analisado mostra na sua figura de capa uma área urbanizada com uma população de jovens estudantes e adultos trabalhadores, dessa forma de acordo com os pressuposto de Zabala(1998), o folder foi direcionado à população de área urbana. Os esquemas de conhecimentos são a configuração da estrutura cognitiva do ser humano, conforme os pressupostos do construtivismo relatados pelo autor. Estes esquemas se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado da sua existência, sobre algum objeto de conhecimento que ao longo da vida são revisados, modificados, e se tornam mais complexos e adaptados a realidade (ZABALA,1998). O material em análise encontra-se disponível no site do Ministério da Saúde, para ser amplamente divulgado no território nacional, porém verificamos que a forma de abordagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deveriam considerar a especificidades de cada região, ressaltando a importância de que é importante o fortalecimento das parcerias com o Governo do Estado e Secretárias de Saúde do Município. Em relação ao título observamos que se encaixa na definição de Conteúdos Conceituais e  Factuais, pois além de abordar os conceitos de Hepatites e suas variedades, também descreve o nome, Hepatites B e C, informando sobre as doenças que o material educativo vai abordar. O material vem ao encontro da análise proposta por Zabala (1998) sobre a tipologia de conteúdos, quando apresenta a temática e logo em seguida traz o conceito, das doenças apresentadas. Conforme o autor sem essa associação eles se converteriam em conhecimentos mecânicos. Quando no final do folder orienta-se sobre procurar um profissional da saúde ou ir à busca de mais informações no site do Ministério da Saúde, entendemos como um Conteúdo Atitudinal. Nesse sentido verificamos uma associação com a descrição de Zabala (1998) relacionada a aprendizagem de uma norma em segundo grau, que conforme descrição do autor, ocorre quando existe uma conformidade que implica certa reflexão sobre o que significa a norma e que pode ser voluntária ou forçada. Ainda segundo o autor, o primeiro grau envolve a aceitação, muito embora não se entenda a necessidade de cumpri-la. O leitor lê o informativo e aceita a informação. O terceiro grau ocorre quando se dá a interiorização das normas básicas de funcionamento da coletividade, ou seja, quando o resultado proposto na informação é apreendido.   CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao refletirmos sobre o processo de ensino aprendizagem da população de forma geral, bem como em cada indivíduo, verificamos a  importância dos diferentes objetivos no que se propõe a ensinar e também de seus conteúdos. Considerando as características de cada indivíduo e o estilo de cada educador, A nossa atuação como profissional de saúde deve ser harmônica com as intenções e o que entendemos e sabemos do ser profissional, na qual refletimos também sobre a prática do cotidiano, o quanto se torna necessário a análise e essa modificação para que possamos melhorar a educação em saúde da população.   

Palavras-chave


hepatites, aprendizagem, educação em saúde

Referências


MINISTÉRIO DA SAÚDE.  Hepatites Virais. Secretaria de Vigilância em Saúde - Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. - Brasília – DF, 2012.

 

BRASIL, Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica.   8. ed. rev. Brasília , 444 p. : Il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2012/51820/boletim_epidemiol_gico_hepatites_virais_2012_ve_12026.pdf. Acesso 19 de Set de 2015.

ZABALA, A. A Avaliação. In: ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.