Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PLATÔS DO VER-SUS/MAUÁ: (RE)INVENTANDO O TRABALHO E A FORMAÇÃO EM SAÚDE
MIRIAN RIBEIRO CONCEIÇÃO, Allan Gomes de Lorena

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: As Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) em São Paulo constitui-se no entremeio de diferentes negociações para o planejamento destas propostas. Como nos rizomas, descritos por Deleuze e Guattari (1995), há conexões de heterogeneidades, ligações de um coletivo em um sistema acêntrico, sem hierarquias. Os diferentes atores desta proposição são os platôs deste rizoma, que em composição visam dar movimento à diálogos multidisciplinares aos estágios. O encontro produzido neste relato é para suscitar reflexões sobre os aspectos teóricos e práticos do VER-SUS/São Paulo sob o olhar de quem organiza a vivência na perspectiva de “dentro” e sob o olhar de quem organiza a vivência na perspectiva de “fora”. Ou seja, um estudante mobilizador e uma gestora mobilizadora, dois platôs deste rizoma. OBJETIVO: Deste modo, o VER-SUS em São Paulo tem o objetivo, para além das realização das vivências, problematizar e (re)pensar a formação em saúde com os estudantes de saúde pública, terapia ocupacional, obstetrícia, farmácia e bioquímica, residência em redes de atenção psicossocial que compõem a comissão de organização, junto com gestores, trabalhadores e usuários das secretarias municipais de saúde. METODOLOGIA: Atores estes desejosos e implicados, em parceiras na construção de vínculos reais para o fortalecimento do SUS, na produção de linhas de fuga, de agenciamentos que transformem o campo da saúde. A partir desta parceria, e da conexão destes dois platôs, temos a ligação de outros pontos, pela rede de saúde do munícipio, com as diferentes instituições de ensino, que produziu desdobramentos na construção de uma vivência constituída por um itinerário desenhado por várias mãos, com impacto direto na apropriação e envolvimento com a proposta, bem como desdobramentos férteis na construção de futuras intervenções, em planejamento das próximas vivências, que promovam fluxos de trocas e afetações tanto na rede de saúde, como nas instituições de ensino. RESULTADOS: A potência do encontro aqui referido, constitui-se na busca constante de processos que fomentem: a indissociação de saberes e práticas, a produção de cuidado integral e equânimes, a construção de olhares ampliados para as diferentes dimensões do sujeito, a não hierarquização das relações em quaisquer que sejam sua natureza. Busca constante pela saúde como direito de todos.

Palavras-chave


Formação em Serviço; Integração Ensino-serviço-comunidade; VER-SUS

Referências


DELEUZE, G. GUATTARI. F. Mil Platôs, Vol 1. Editora 34. 1995.