Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Contribuições do Programa Interdisciplinar de Promoção à Saúde para o processo ensino-aprendizagem de graduandos do Campus UFRJ-Macaé
Leila Brito Bergold, Gláucia Alexandre Formozo, Aleksandra Menezes Oliveira, Celso Belmiro, João Luiz Wanderley, Juliane Silveira Lobo Lage, Jessika Chris da Silva Santos, Duany Sá Oliveira

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) é um programa de extensão universitária criado, em 2013, no Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é composto por 14 projetos que abrangem temáticas sobre: ações para o cuidado em saúde; apoio às ações de prevenção às doenças e seus agravos; promoção da alimentação saudável; e arte e saúde. Este programa integra docentes e discentes dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia e Nutrição, bem como docentes das áreas básicas da saúde, visando o constante compartilhamento de experiências e saberes. OBJETIVOS: Deste modo, o presente trabalho visa analisar as contribuições do PIPS para o processo ensino-aprendizagem de graduandos do Campus UFRJ-Macaé. METODOLOGIA: O PIPS pauta-se nos preceitos da problematização e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo estes caracterizados pela integração da ação com vistas à formação técnica e cidadã do graduando. Integração esta desenvolvida de modo multiprofissional, interdisciplinar e interinstitucional. Além disso, busca fortalecer o ensino através da ação-reflexão-ação visando uma construção de aprendizagem baseada na realidade vivida e através de metodologias ativas, não havendo detentores do conhecimento, mas compreendendo que todos aprendem a partir do compartilhamento. RESULTADOS: No decorrer da existência do programa, foram promovidas atividades voltadas para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos em eventos, divulgação das atividades de promoção da saúde em turmas de graduação – fundamentando a relação com o ensino –, além das atividades realizadas junto à comunidade – as quais proporcionaram aos graduandos a aproximação com a realidade local –, reuniões de equipe de trabalho (permanentes e periódicas), bem como produção de relatórios parciais e finais dos projetos. Além disso, promoveu a articulação dos graduandos com docentes e graduandos de diferentes áreas da saúde, contribuindo para a formação tendo em vista um olhar ampliado da saúde, numa perspectiva técnico-científica e humanista. Os graduandos participaram, desde o processo de organização, de eventos promovidos pelo PIPS, quais sejam: duas “Feira Arte, Cultura e Saúde” e três “Seminário Interdisciplinar sobre Promoção da Saúde”. Cabe destacar que alguns projetos estão articulados com disciplinas da graduação, possibilitando que a carga horária desenvolvida seja computada em disciplinas curriculares voltadas para as atividades de extensão. Essa relação materializa a articulação entre ensino e extensão. Ainda, a maioria dos projetos preveem atividades de pesquisa completando a tríade extensão-ensino-pesquisa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acredita-se que o PIPS tem contribuído positivamente para o processo de ensino-aprendizagem de graduandos do Campus UFRJ-Macaé. Através da reflexão coletiva sobre os caminhos e perspectivas de suas ações, possibilita aos integrantes uma construção e formação crítica pautada nas demandas identificadas na realidade. Contudo, almeja-se que ocorra uma maior valorização, pelas propostas político-pedagógicas dos cursos de graduação, das ações de extensão desenvolvidas pelo PIPS possibilitando, dentre outros aspectos, a flexibilização e integralização curricular, com atribuição de créditos acadêmicos às atividades realizadas.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Extensão Universitária; Promoção da Saúde.