Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
NINTENDO WII® COMO FERRAMENTA PARA REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM IDOSOS
Francielle Romanini, Adriana Goulart, Suzi Miziara

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: Durante o processo de envelhecimento é inerente a ocorrência do declínio fisiológico de todo o corpo, este acarreta alterações que aumentam a probabilidade de idosos apresentarem disfunções vestibulares com sintomatologia de desequilíbrios e vertigens, interferindo nas atividades diárias de vida. Para corrigir essas disfunções, tem se utilizado de novas tecnologias que promovem a reabilitação vestibular a partir do Sistema de Realidade Virtual, o qual propõe um tratamento de uma maneira diferenciada e mais agradável aderindo o videogame à conduta. OBJETIVOS: Sendo assim, objetivou-se promover a Reabilitação Vestibular em idosos com disfunções vestibulares através da Wii-terapia, utilizando o método de reabilitação com Sistema de Realidade Virtual, a fim de promover melhorias no equilíbrio corporal, e consequentemente, na qualidade de vida. METODOLOGIA: O projeto foi um estudo longitudinal tendo como público alvo idosos acima de 60 anos, participantes da Universidade Aberta a Pessoa Idosa – UnAPI na UFMS, apresentando vertigem e desequilíbrio por consequência da disfunção vestibular. Na avaliação foram utilizados dois questionários DHI-brasileiro e VADL, a manobra Dix-Hallpike e a Escala de Equilíbrio Proposta por Berg. Foram aplicados cinco jogos do Nintendo Wii Fit Plus® durante as sessões, com duração de sessenta minutos, uma vez por semana, durante três meses. RESULTADOS: Os questionários de qualidade de vida tiveram maior interferência no quesito funcional no escore final, apresentando melhora no decorrer das avaliações. Quanto aos testes físicos, não encontrou-se resultados fidedignos no teste dix-halpike, enquanto no teste Proposto por Berg somente uma paciente evoluiu de médio para baixo risco, enquanto as outras mantiveram baixo risco. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se que o protocolo é eficiente para reabilitação vestibular e por consequência, para melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave


Tecnologia; Saúde do Idoso; Vertigem

Referências


BASSETTO, J. M. et al. Reabilitação vestibular em idosos com Parkinson. Revista CEFAC, São Paulo, v.9, n.2, p. 269-281, Abr./Jun.2007.

BRESCIANI, T. A.; CONTO, S. M. O impacto da Tecnologia NINTENDO® WII no tratamento fisioterapêutico e na satisfação de pacientes em uma clínica do Vale do Taquari. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 4, n. 1, p. 81-95, 2012.

GANANÇA, M. M. et al. A vertigem explicada. Revista Brasileira de Medicina, S.l., v.56, p.1-20, 1999.

GAZZOLA J. M. Realidade Virtual na avaliação e reabilitação dos distúrbios vestibulares. ACTA ORL/Técnicas em Otorrinolaringologia, São Paulo, v.27, n.1, p. 22-27, Nov./Dez. 2008.

GAZZOLA, J. M. et al. Fatores associados ao equilíbrio funcional em idosos com disfunção vestibular crônica. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, São Paulo, v.72, n.5, p.683-690, Set./Out. 2006.

MANTELLO, E. B. Efeito da reabilitação vestibular sobre a qualidade de vida de idosos labirintopatas. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, São Paulo, v.74, n.2, p. 172-180, Mar./Abr. 2008.

MEDEIROS, C. G. et al. Os benefícios da inclusão da realidade virtual no tratamento fisioterapêutico de um paciente com traumatismo raquimedular (TRM): um estudo de caso. Caderno de Ciências Biológicas e da Saúde, Boa Vista, n. 01, 2013.

MUSSATO, R.; BRANDALIZE D.; BRANDALIZE M. Nintendo Wii® e seu efeito no equilíbrio e capacidade funcional de idosos saudáveis. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Guairacá, v.20, n.2, p.68-75, Fev./Out. 2012.