Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Os 10 passos da alimentação saudável para gestante como instrumento que conduz a bons hábitos alimentares abordados através da dinâmica da Roda de Alimentos
Luana Catarina Marinho Serruya, Celsa Moura Souza, Rosana Pimentel Correia Moisés, Regismeire Viana Lima, Erika Barbosa Camargo, Maria Regina Torlone, Railton Moreira dos Anjos

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O período gestacional provoca mudanças fisiológicas no organismo da mulher, o que gera necessidades diferenciadas de nutrientes essenciais na alimentação. As mudanças mais conhecidas são as modificações relacionadas ao corpo, sua fisiologia e metabolismo, além de mudanças psicológicas. A carência de aporte energético adequado, pode gerar uma competição entre mãe e feto, limitando a disponibilidade de nutrientes para o satisfatório desenvolvimento e crescimento fetal. Por outro lado, o sobrepeso e a obesidade, que muitas vezes associam-se ao desenvolvimento do diabetes gestacional e/ou síndrome hipertensiva da gravidez, também trazem consequências maléficas para a saúde materna e do concepto. Dessa forma, não possuir bom estado nutricional durante a gestação constitui problema de saúde pública, pois qualquer inadequação do estado antropométrico materno favorece o desenvolvimento de intercorrências gestacionais e influencia as condições de saúde do feto e a saúde materna no período pós-parto. Sendo assim, é de suma importância que as gestantes sejam orientadas a zelar pela adequada alimentação, preservando assim o seu bem-estar e o do bebê, logo deve-se incentivar atividades de promoção de saúde nesse sentido, a fim de diminuir a morbidade e mortalidade no período da gestação e pós-parto. Os 10 passos da alimentação saudável para gestante, é um guia norteador de bons hábitos alimentares presente na nova Caderneta da Gestante, fornecida pelo Ministério da Saúde às gestantes na atenção básica, e têm como objetivo aumentar o nível de conhecimento da população sobre a importância da promoção da saúde por meio da manutenção do peso saudável e de uma vida ativa, além de modificar atitudes sobre alimentação, prática de atividade física e prevenir o excesso de peso. METODOLOGIA: A dinâmica utilizada neste trabalho chama-se “Roda de Alimentos” e é um instrumento que busca orientação nutricional, através da representação gráfica da combinação dos alimentos por meio dos 10 passos da alimentação saudável para gestante. A “Roda de Alimentos” é uma atividade realizada numa UBS localizada na zona leste de Manaus, que tem como foco instigar bons hábitos alimentares nas gestantes, apoiada nos princípios dos 10 passos para a alimentação saudável da gestante.  Essa dinâmica é baseada na técnica de ensinagem/ problematização que instiga o pensamento reflexivo, crítico e criativo a partir das situações propostas na atividade e após isso, estimula a tomada de decisões em relação à mesma situação. As atividades educativas ocorreram entre fevereiro a agosto de 2015 e contaram com a participação de cerca de 50 gestantes, além da equipe de educadores compostas por nutricionistas, enfermeiros, acadêmicos de medicina e profissionais da educação física. A roda de alimentos é uma atividade que conduz à orientação nutricional através de representações gráficas de vários grupos de alimentos, abordando sempre os 10 passos da alimentação saudável para gestante. A prática educativa é dividida em três momentos: no primeiro momento da atividade, há uma breve explicação sobre os cuidados gerais com a alimentação na gestação baseado nos 10 passos para alimentação saudável das gestantes e a importância de consumir alimentos ricos em cálcio para a prevenção da pré-eclâmpsia. No segundo momento da prática, cada gestante pega figuras de alimentos e monta um prato que demonstre os alimentos que ela comumente consome em sua vida diária. Logo depois, há uma sequência de perguntas: a equipe aborda cada alimento e pergunta se o mesmo é saudável, se é rico em cálcio e pede para a grávida escolher uma roda para depositar cada alimento. Na roda branca, são postos os alimentos ricos em cálcio e saudáveis; na roda amarela, os alimentos pobres em cálcio e saudáveis; e na roda laranja, alimentos pobres em cálcio e não saudáveis. No terceiro momento, há discussão e explanação sobre a roda de alimentos montadas pelas gestantes, com foco em fixar os tópicos explicados e aplicá-los na prática da sua alimentação diária.  RESULTADOS: Em geral, as grávidas se mostram participativas e interessadas nas orientações recomendadas. Dúvidas são frequentes e é evidente, que muitas delas desconhecem muitas formas de utilizar a alimentação como aliada na saúde durante a gestação e no cuidado com o bebê. Algumas descobrem falhas ou erros na sua alimentação e, aprendem como corrigi-las na atividade durante as dinâmicas. Os problemas da gravidez são levantados e os riscos de uma alimentação não balanceada são abordados de uma forma simples e acolhedora, de forma que, no final, é estabelecida uma relação de confiança com a abertura para dúvidas e participação durante toda a atividade. Ao final das atividades, as gestantes conseguem montar a roda corretamente e internalizar os conceitos da prática educativa. Outro fato relevante, é que a interação entre as gestantes e a equipe educadora proporcionou às participantes a criação de um vínculo de proximidade com a equipe a ponto de outros temas relativos à gravidez serem abordados e também esclarecidos. Os dez passos para alimentação saudável são um instrumento facilitador para ensinar tópicos importantes em relação à alimentação e estilo de vida, incentivando as boas práticas alimentares, consumo regular de cálcio, ferro e outros macro e micronutrientes importantes para a saúde tanto da mãe quanto do concepto. As dinâmicas educacionais promovem mudanças no cuidado com a alimentação das gestantes, refletindo diretamente na realidade diária de zelo pela dieta além de ajudar no acolhimento das grávidas dentro do contexto da unidade básica de saúde, identificando e prevenindo também síndromes hipertensivas na gravidez. O envolvimento das grávidas em grupos favorece a interação, o acolhimento, a assiduidade ao pré-natal, além da conscientização sobre conceitos relativos à alimentação. Um ponto de fragilidade observado é ausência de adequada escuta por parte dos profissionais que acompanham o pré-natal, no atendimento individualizado, uma vez que no decorrer da atividade surgem dúvidas e receios elementares que deveriam ser sanados no consultório. Isso retrata a falta de disponibilidade por parte do sujeito que deveria escutar para a abertura da fala do outro, ao gesto do outro e às diferenças do outro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Realizar práticas educativas com foco na alimentação saudável em Unidades Básicas de Saúde é efetivamente intervir no cenário local dessas gestantes, diminuindo a vulnerabilidade social a que são expostas e favorecendo o empoderamento dessas mulheres em relação à sua saúde, seu corpo e seu futuro bebê.

Palavras-chave


Gestantes; Educação em saúde; Roda de Alimentos